Para quem busca uma área de exatas bastante versátil, pode apostar no curso de Engenharia de Produção. É um campo que mescla, além do conhecimento e habilidades em Engenharia, técnicas de Administração, Gestão de Pessoas e Economia.
O gestor de produção industrial é um especialista em processos de fabricação. São de seu conhecimento as particularidades de todas as etapas do processo produtivo, de sistemas automatizados e softwares usados em atividades financeiras, de vendas e controle de estoques, atuando entre operários e engenheiro. Por conta disso, há alta demanda por esse profissional, cuja função é otimizar os processos produtivos sem elevar os custos da empresa.
O objetivo do curso de Engenharia de Produção é formar um profissional para atuar com a otimização de processos, realização de planejamentos e redução de custos, visando ao aumento da produtividade de empresas de diferentes portes e setores. É uma carreira de destaque na Engenharia, pois se volta para automatização da produção e também para a logística, um setor estratégico dos negócios.
O engenheiro de produção detém conhecimentos e técnicas de gestão financeira, de pessoas, equipamentos, materiais e projetos, por isso pode atuar em diferentes segmentos para que a empresa consiga melhorar seus resultados.
Ele tem as competências para fazer um planejamento sobre as necessidades da organização e, dessa maneira, exerce um papel importante ao subsidiar a tomada de decisões de gestores para implementação de mudanças em várias áreas — como nos processos, parte estrutural, cadeia de produção, escolha de fornecedores e matérias-primas, formas de armazenagem, entre outras.
O curso superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial capacita o profissional para atuar no acompanhamento de toda a cadeia de produção industrial, melhorando a produtividade da indústria, reduzindo o custo e garantindo a qualidade dentro das empresas metalúrgicas, mecânicas, automotivas e outras. Ambientar espaços residenciais e comerciais, levando em conta a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, a necessidade e os desejos do cliente, fazem parte do escopo da profissão.
Além disso, também é responsável em definir os materiais de revestimento e acabamento, a iluminação, as cores e a distribuição de móveis, objetos e obras de arte, tendo contado em seu dia a dia com arquitetos, marceneiros, pedreiros, pintores e eletricistas.
Os setores de atuação do Engenheiro de Produção são:
– Indústrias de automóveis, eletrodomésticos, de equipamentos, etc.
– Empresas de serviços tais como: empresas de transporte aéreo, transporte marítimo, construção, consultoria em qualidade, hospitais, consultoria em geral e cursos, etc.
– Instituições e empresas públicas tais como: Correios, Petrobras, Agência Nacional de Energia, Agência Nacional de Petróleo, BNDEs, etc.
– Empresas privadas de petróleo, usinas de açucar, empresas de telefonia, agroindústrias, indústrias de alimentos, bancos (parte operacional), seguradoras e fundos de pensão.
– Bancos de investimento (na análise de investimentos)
Em 2021 a UNIFACS chegou em Maracás ofertando mais de 200 cursos de graduação, pós graduação e MBA na Modalidade Online, com cursos nas Áreas de Educação, Negócios, Engenharia, Saúde e Bem-estar, Direito, Artes e Humanidade, Hospitalidade, Tecnologia da Informação e Comunicação. O Polo Unifacs Maracas está localizado na Avenida Brasilia, 03 na Auto Escola Vanádio. Venha fazer o curso de Engenharia Civil na UNIFACS que é considerada a melhor instituição privada do N/NE do BRASIL