A nova versão do Dodge Challenger chega ao mercado na sua configuração mais diabólica, o Demon SRT, sua estréia ocorreu no Salão de Nova York neste mês. Exclusividade pura, o Demon é um carro de produção criado especialmente para corridas, a Dodge passou a oferecer motorização, acabamento e rodas especiais. O protótipo tem pinos de capuz, adesivos de desempenho personalizado, passagens duplas de farol com fluxo de ar dão sua verdadeira identidade.
A começar pelo seu motor: um 6.2 V8 HEMI produz nada menos do que 852 cv de potência e absurdos 106,4 kgfm de torque. São números bem mais impressionantes que os alcançados pelo Challenger Hellcat, considerado até então o carro de produção mais potente já produzido pela marca, com 717 cv de potência e 89 kgfm de torque. Ambos usam o mesmo V8, mas para equipar o Demon, o propulsor não foi apenas recalibrado. Para alimentar o “demônio”, o motor ganhou mais de 25 novos componentes, entre pistões, válvulas, além de um novo sistema de injeção de combustível e um compressor mecânico mais poderoso. Tudo para aguentar uma maior compressão nos cilindros e mais pressão na hora da explosão. É claro que todo esse calor precisou de um sistema de refrigeração mais robusto.
O Demon é o primeiro carro de produção a poder escolher o que vai beber: gasolina premium ou gasolina de alta octanagem, específica para carro de competição. E como faz para aguentar toda essa força bruta e apetite de asfalto? Bem, além de investir em uma transmissão parruda, um novo sistema de suspensão e eixo reforçado, a Dodge lançou mão de toda a ajuda que a eletrônica poderia dar para tornar o Demon passível de ser controlado.
As rodas de liga leve de 18 polegadas e parrudos pneus Nitto NT05R, de 315/40. Esse tipo de calçado garante maior aderência e aguenta o alto giro do motor nas arrancadas. Com todo esse conjunto, ele rápido: pode acelerar de zero a 100 km/h em 2,3 segundos, segundo a Dodge. Desempenho que o coloca entre os carros mais rápidos do mundo.
A Ford, Chevrolet e Dodge ofereceram durante anos os carros Mustang, Camaro e Challenger, com versões preparadas pelas fábricas. Com o Demon, a Dodge quer que seus compradores sejam capazes de conduzir seus Challengers para a pista com muita emoção.