#Educação: Estado da Bahia melhora sua classificação no IDEB, mas ainda é um dos piores do Brasil.

A rede estadual de ensino da Bahia alcançou o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na série histórica para o Ensino Médio, ou seja, desde que este indicador foi lançado, no ano de 2005. O indicador em termos percentuais, indica que a Bahia cresceu 18,5%, ficando abaixo apenas do Paraná, que registrou aumento no desempenho de 18,9%.

O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). O Ensino Médio foi o grande destaque alcançando um índice de 3,2. Aumentou 0,5 em relação a 2017. O Estado da Bahia estava colocado em última colocação entre todos estados da federação.

Agora, a melhora nos índices colocou a Bahia em empate com Amapá, Pará e Rio Grande do Norte. Mas se levar como critério de desempate a proficiência, a Bahia ociupa o 24º lugar. Em termos relativos (%), o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, abaixo apenas do PR (18,9%).


A Bahia está entre os 8 estados com aumento maior do que a média nacional (que foi 0,4), abaixo do PR (0,7), RS (0,6) e do DF (0,6), empatado com ES, MS, PB e SP. Considerando as duas variáveis que compõem o IDEB:
– No SAEB (Nota Padronizada), cresceu 9,6%, abaixo apenas da PB (12,1%), DF (10,2%) e PA (9,7%).
– Na Aprovação, houve um crescimento de 5,9%, abaixo apenas do PR (9,2%), do RS (9,7%).

veja também