Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos

A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida. Preservar a memória de uma cidade apresentando os momentos mais importantes, a história de seu povo e suas tradições requer ainda mais compromisso por parte do poder público. A cidade de Maracás não conta com um espaço físico ou ações que promovam a conservação de seu patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. Para que essas memórias sejam preservadas, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. Os erros e acertos do passado ajudam a entender o presente e a planejar ações futuras.

 

Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos
Senhor Vavazinho, Tezinho e Edgar
Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos
Assalto ao Banco do Brasil (2003)

A iniciativa vem de pessoas comprometidas com a preservação desses fatos históricos que, apesar de não ter incentivos ou qualquer tipo de ajuda, prestam um serviço fundamental na preservação de nossa história. Manter a história viva é uma forma de fortalecer suas bases primordiais. Em Maracás, um personagem emblemático é Lindoicio Araújo, mesmo não sendo filho dessa cidade, ele vem registrando e promovendo a conservação do patrimônio histórico e cultural de Maracás com suas fotos e vídeos das décadas de 90 até os dias atuais.

Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos
Avenida Brasília (2006)
Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos
Bloco Coperrecha no São João 2004

O olhar de Lindoicio para cidade buscou o registro de fatos, momentos e pessoas que ajudaram a contar a história do município. O patrimônio é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte. Entre tantos fatos e visões, práticas e ações, Lindoicio vem selecionado alguns acontecimentos que marcaram a história da cidade. Por trás de cada aspecto levantado, há muitos sujeitos que contribuíram na construção de nossa comunidade. As transformações ao longo do tempo, foram registradas e estão preservadas em plataformas digitais e nas Redes Sociais, motivados pelas demandas do seu tempo e pela situação social, política e econômica de cada época.

Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos
Eleições do ano 2000
Lindoicio resgata a história de Maracás em vídeos
SD Cardoso e SD Fernandes (Policiais Militares no ano 2000)

Preservar a memória não é só resgatar o passado. Também é compreender as diferenças e reconhecer os limites de cada período. É ter referenciais consistentes para construir o presente e planejar o futuro. É descobrir valores e renovar os vínculos. É refletir sobre a história, não apenas como quem recorda, mas exercitando uma verdadeira práxis, em que a reflexão e a prática andam lado a lado. Confira alguns vídeos do arquivo pessoal de Lindoicio disponibilizado em seu canal no You Tube. 

Veja mais vídeos e inscreva-se no Canal de Lindoicio Araújo na You Tube. Acesse: https://www.youtube.com/channel/UCnhlDgrxWZo9VWbPbQscmIA

veja também