Os filmes documentários se caracteriza por apresentar determinado acontecimento ou fato, mostrando a realidade de maneira mais ampla e pela sua extensão interpretativa. Diante da realidade brasileira, em que há um elevado grau de analfabetismo e baixo poder aquisitivo da maioria da população, o acesso à cultura e ao conhecimento, de um modo geral, torna-se `privilégio’ de poucos.
A percepção dos acontecimentos da sociedade como um todo, provém, principalmente, dos meios de comunicação de massa. As plataformas do Youtube e Netflix proporcionaram uma verdadeira revolução e valorização dos filmes documentários no mundo e também no Brasil. Como são baseados em histórias reais, eles têm um impacto emocional muito maior sobre nós, podendo inspirar e influenciar. Eles não apenas revelam o mundo para nós, como também moldam a forma como o vemos, nos apresentando informações relevantes, novas perspectivas e, por vezes, uma ideia de como fazer a diferença.
Por fim, acredita-se que o documentário representa um meio de comunicação, por meio do qual os indivíduos podem retratar a sua realidade, mobilizar as pessoas do meio em que vivem e, a partir daí, construir novos conceitos e interpretações do mundo, proporcionando assim uma leitura das imagens e sons que permeiam a sociedade de uma forma transformadora.
Sendo assim, selecionamos e disponibilizamos no site, alguns filmes documentários que foram premiados no mundo e podem contribuir para ampliar sua visão de mundo. Assista:
Zeitgeist (2007)
A trilogia do Zeitgeist é marcada como os filmes que provocaram um despertar global, abrindo um discurso público sobre as maiores “conspirações” do mundo moderno.
Narrado pelo cineasta e ativista social Peter Joseph, o filme expõe audaciosamente a corrupção ordenada que existe em todos os aspectos da sociedade, passando pela religião, política atual e guerras.
Esse documentário tem o poder de inspirar as massas a abrir os olhos para o funcionamento interno da tirania global.
Human (2015)
Um documento épico sobre as lutas e triunfos que unem a todos, Human leva os espectadores a uma viagem ao redor do mundo para descobrir o que significa ser humano.
Através de uma série de mais de 2000 entrevistas conduzidas em 60 países, o diretor Yann Arthus-Bertrand exprime com sucesso a experiência humana em todas as suas formas. Veremos histórias que vão desde a pobreza e abuso doméstico até contos de amor e alegria.
Human é um daqueles documentários inesquecíveis que tem o poder de mudar as pessoas, ou até mesmo a forma como os governos tratam seus cidadãos. Em um tempo onde os conflitos parecem dominar todos os cantos do globo, ele é uma lembrança dos laços que conectam a todos.
O dinheiro como dívida (2006)
Atualmente, as dívidas em nível corporativo e doméstico atingiram proporções astronômicas. Mas de onde vem todo esse dinheiro? Como poderia haver tanto dinheiro para emprestar? A resposta é… É porque ele não existe! O dinheiro que temos hoje é apenas débito. Se não existisse dívida, não haveria dinheiro.
Se isso é intrigante para você, você não está sozinho. Apesar de todos sermos afetados, poucos entendem como funciona esse sistema financeiro, mas essa animação criada pelo artista e cinegrafista Paul Grignon é capaz de explicar como o dinheiro funciona de uma forma muito simples de entender.
Muito Além do Peso (2013)
Em todo o mundo, milhões de crianças estão chegando à obesidade, e essa epidemia pode colocar nossas futuras gerações em perigo. Mas por que isso está acontecendo com as crianças? E quem é responsável por criar uma criança saudável, a indústria, os comerciantes, os pais ou o Governo?
Muito Além do Peso é um filme que procura responder a essas perguntas com profundidade. Para isso, os cineastas viajam do Brasil ao Kuwait para falar com especialistas da saúde, representantes da indústria alimentícia, pesquisadores e muitas crianças que foram vítimas da obesidade.
Terráqueos (2007)
Algumas das maiores indústrias no mundo atual operam a partir da exploração e abate de bilhões de animais, e esse filme expõe de uma forma crua e chocante essa horrível faceta da sociedade.
O filme mostra como todos os seres vivos neste planeta são “terráqueos”, mas que em algum momento nós cortamos a nossa conexão com animais, nos impondo de forma cruel.
Terráqueos é um daqueles filmes que é impossível não se deixar afetar. Se você estiver pronto, assista e prepare-se para uma grande chamada para despertar.
Bitcoin – O Fim do Dinheiro Como Conhecemos (2016)
Com a invenção do blockchain e do protocolo de Bitcoin, Satoshi Nakamoto criou uma moeda diferente de qualquer outra que já existiu. Sua natureza descentralizada e transparente faz do Bitcoin uma ameaça para os sistemas bancários tradicionais e para o dinheiro como conhecemos.
Com esse documentário, seus criadores esperam mostrar o quão disruptiva a moeda digital pode ser para os sistemas monetários, além de explicar sobre o funcionamento dessa criptomoeda que cada vez ganha mais atenção do público.