Os Rios Voadores da Amazônia

O Documentário Rios Voadores de Bettina Ehrhardt em colaboração com Thomas Hagenbrock e Michael Schucht apresentam uma produção cinematográfica dos chamados “rios voadores” que são correntes de umidade que se originam na floresta amazônica e abastecem todo o Brasil com água, inclusive as regiões mais ao sul do país, chegando até o Paraguai, o Uruguai e a Argentina.

Este fenômeno natural está ameaçado, caso o desmatamento das florestas tropicais continue. Se a Amazônia se transformar um uma estepe, os “rios voadores” param de fluir, implicando consequência não só para o Brasil, como também para todo o clima da Terra.

Documentário Rios Voadores

O Brasil, país com as maiores reservas de água do planeta, já sofre com longas e persistentes secas, resultando em racionamentos em suas grandes metrópoles. A agropecuária é uma atividade econômica que depende deste serviço ecossistêmico para sua existência e ao mesmo tempo também representa a maior força motriz do desmatamento ilegal na Amazônia. Transformar este ciclo vicioso em um ciclo virtuoso só é possível através da viabilização de alternativas econômicas sustentáveis, da aplicação eficiente de políticas públicas de preservação e restauração e de um sólido engajamento da sociedade. Brasil / Alemanha 2018. Duração: 23 min. Este filme foi produzido com o apoio da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável.

Os Rios Voadores da Amazônia
Os rios voadores

veja também