Portal Nacional da Educação criou uma força-tarefa para acompanhar a contaminação do covid-19 e os impactos nas instituições de ensino no Brasil
A equipe do Portal Nacional da Educação anunciou na noite desta sexta-feira (13), a criação de uma força-tarefa para acompanhar o agravamento do novo coronavírus no território brasileiro e avaliar os impactos na educação brasileira.
A recomendação do Portal Nacional da Educação é que todas as instituições de ensino (públicas e privadas) suspendam todas as aulas de 16 a 26 de março. Acompanhe a situação real em cada Unidade Federativa do País em tempo real:
- Goiás (GO):
O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), prevê suspensão das aulas de todas as escolas e universidades (rede pública e privada) do estado. Uma escola de Goiânia suspendeu aulas (13), após diagnóstico de coronavírus em funcionária. A prefeitura de Goianésia acabou de suspender as aulas no município.
- Distrito Federal (DF):
O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou a suspensão das aulas em todas as escolas e universidades do estado.
- São Paulo (SP):
O Governador de São Paulo, João Doria (PSDB), determinou a suspensão das aulas em todas as escolas (públicas) e universidades do estado. As escolas particulares devem seguir com o mesmo protocolo de emergência.
- Rio de Janeiro (RJ):
O Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), determinou a suspensão das aulas em todas as escolas e universidades do estado.
- Rio Grande do Sul (RS):
O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), mantém as aulas nas escolas estaduais (até o presente momento). Porém, algumas
universidades suspenderam as aulas, como por exemplo, na UFPel, Unipampa, ESPM e na UFCSPA (veja as datas das suspensões das aulas nas redes sociais).
- Paraná (PR):
A UFPR e UFTPR suspenderam as aulas.
- Pernambuco (PE):
O Colégio Marista São Luís, na Zona Norte do Recife, informou que suspendeu atividades neste sábado (14) e na segunda-feira (16). UFPE, UPE, UNIVASF, UNICAP e UFRPE decidem hoje (15) sobre a possível suspensão das aulas. Prefeitura de Recife decretou suspensão das aulas das escolas e universidades.
- Bahia (BA):
Em Juazeiro do Norte, as aulas das escolas municipais da cidade foram suspensas a partir de sexta-feira (13) pelo período de sete dias. A Univasf, IFBA e o IF Baiano também suspenderam as aulas por tempo indeterminado.
- Tocantins (TO):
O Governador do Tocantis, Mauro Carlesse (DEM), anunciou nesta sexta-feira (13) que as aulas na rede pública de ensino (escolas e universidades) estão suspensas na próxima semana em razão da pandemia do novo coronavírus no País.
- Amazonas (AM):
Apenas a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) suspendeu as aulas.
- Ceará (CE):
A Prefeitura Municipal de Croatá suspendeu as aulas municipais.
- Piauí (PI):
A assessoria de comunicação do Instituto Federal do Piauí (IFPI) informou que está avaliando a necessidade de suspensão das aulas.
- Rio Grande do Norte (RN):
A Governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), anunciou neste domingo (15) suspendendo as aulas na rede estadual de ensino do estado.
- Minas Gerais (MG):
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a PUC suspenderam as aulas.
- Sergipe (SE):
As escolas e universidades (públicas e privadas) aguardam a determinação do Ministério da Educação (MEC) para suspenderem as aulas por conta do vírus.
- Mato Grosso do Sul (MS):
Decreto deve ser publicado nesta segunda-feira (16) pela prefeitura de Campo Grande suspendendo as aulas na rede municipal por 15 dias.
Fonte: Portal Nacional da Educação