Agricultores Familiares de Maracás fazem parte desse projeto iniciado em parcerias com a Secretaria de Agricultura de Maracás, Cedasb, Asa e SDR/Bahiater.
O Projeto visa garantir aos agricultores a produção e armazenamento e comercialização das próprias Sementes, garantindo a Segurança Alimentar e preservação das espécies que são livres de produtos químicos.
Quer conhecer mais? Entrem em contato com a Sedeama através do 3555-3308 ou Nívea pelo Whatsapp 73 99114-4559, Iala 71 99225-7514.
Segue relato de uma Agricultora. “Oi pessoal eu a Madalena sou coordenadora da casa de Sementes Crioulas, que leva o nome da minha mãe Maria de Lurdes Novais, fica aqui na comunidade do Gavião. Eu vou descrever um pouco dá minha história e experiência com as sementes crioulas. Desde meus dez anos de vida que eu já trabalhava na roça com meus pais, fui crescendo vendo eles guardarem as sementes para plantar no ano seguinte o milho eles pegavam duas espigas tiravam um pouco dá palha e amarrava uma na outra e pindurava em uma vara para secarem e ficava bom até mais de um ano, o feijão colocava em cabaça e tampava a boca com cera de abelhas e permanecia bom muito tempo. Fui crescendo, cheguei a vida adulta e fiquei no campo trabalhando veio o casamento os filhos. O tempo foi passando veio a aposentadoria e agora que eu apaixonei ainda mais pelas sementes. Com a vinda da casa de Sementes que veio através da Asa e Cedasb focou bem melhor. Pois, agora eu tenho aonde guardar as minhas sementes, tenho muitas variedades e pretendo multiplicá-lo ainda mais. Tenho um Quintal Produtivo que gosto de cuidar junto com meu esposo. EU só tenho que agradecer ao nosso Deus e dizer Obrigado Senhor!”