A história de vida e superação de Alcymar Monteiro

Quinto filho de uma família de nove irmãos, entre eles o cantor e compositor João Paulo Júnior. Fez teatro e estudou música no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, CE. Um de seus avós era violeiro. Em 1985, mudou-se para a cidade de Recife, PE. Foi compadre e amigo íntimo de Luiz Gonzaga.

Começou a cantar aos cinco anos de idade. Depois, apresentou-se em programas de calouros. Aos 11 anos de idade começou a cantar como vocalista numa banda. Em 1973, foi escolhido como o melhor intérprete cearense pela Rádio Revista de Fortaleza.

Com mais de 27 anos de carreira, é também arranjador e produtor. Já gravou 28 discos no Brasil e quatro no exterior. Participou ainda de discos coletivos. Entre os diversos shows que já realizou, destacam-se o do “Encontro Nacional de Forró”, em Salvador e o show “50 anos de Luiz Gonzaga”. Entre suas composições, destacam-se “Cavaleiro alado”, “Meu forró é meu canto” e “Cidadão nordestino”.

Registrou algumas centenas de músicas gravadas, boa parte delas parcerias de composição com João Paulo Júnior, em sua voz e de outros artistas, como Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Dominguinhos, Caju e Castanha, Sirano e Sirino, Sivuca, Teça Calazans, Marines, Frank Aguiar, Aviões do Forró e Toca do Vale. Já fez gravações com Dominguinhos, Sivuca, Amelinha, Teca Calazans, Tânia Alves, Marinês, Alceu Valença e Zé Ranalho. Já teve músicas gravadas por Fagner, Alceu Valença, Dominguinhos, Sivuca, Jair Rodrigues, Maria Alcina, Zé Ramalho e Elba Ramalho, entre outros.

Em 1987, musicou e gravou o poema “Sofreu”, de Patativa do Assaré no LP “Rosa dos Ventos”. Também em 1987, sua interpretação de “Rosa Dos Ventos”, composição de João Paulo Júnior, foi incluída na coletânea “Sucessos Nota 10”, lançada pela Som Livre.

No mesmo ano, Luiz Gonzaga gravou suas obras com João Paulo Júnior “Festa de Santo Antônio” e “Cor de Canela”.  Em 1989, gravou sua composição com João Paulo Júnior “Ingazeira” em parceria com Sivuca no álbum “Rosa dos Ventos”.

Na década de 1990, dedicou-se à vaquejada e gravou três CDs exclusivamente com aboio e músicas compostas sobre temas dessa manifestação popular do Nordeste. Em 1997, lançou com sucesso pela WEA o CD “Nordestinidade”. No mesmo ano Alceu Valença gravou sua composição com João Paulo Júnior “Meu Forró É Meu Canto”. 

Em 1999, Teca Calazans gravou “Meu Forró É Meu Canto”, parceria sua com João Paulo Júnior. Em 2000, sua obra com João Paulo Júnior “Cavaleiro Alado” foi gravada por Fagner, no disco “Eu só quero um forró”, e Waldonys, no álbum “Waldonys canta e toca sucessos nordestinos”. Em 2001, participou do Festival de Montreaux, na Suiça.

Em 2002, participou da festa junina da cidade de Senhor do Bonfim, a Capital baiana do forró. Em 2004, apresentou-se no  Forró Caju, festa de forró realizada na cidade de Aracaju, Alagoas, entre outros shows. No mesmo ano, Vicente Nery gravou sua composição “Jeito Maroto” (c/ João Paulo Júnior), no CD “Forró Cheiro De Menina”.

Em 2005, lançou o CD “Frevação Vol.1”, pelo selo Ingazeira, voltado para o carnaval com um repertório no qual se destacam a marcha-rancho “Turbilhão”, de Victor Simon e David Raw; “Linda flor da madrugada”, de Capiba; “Último regresso”, de Getúlio Cavalcante e “Carnaval de rua”, de sua autoria e João Paulo Jr.

No mesmo ano, também lançou “Meu forró é meu canto”, também pelo Ingazeira. Em 2009, teve participação especial no programa dedicado à música e cultura nordestina, “Cantos e Contos”, da TV Tambaú, afiliada do SBT. Em 2016, João Paulo Júnior lançou o CD “João Paulo Jr. – Canta seus sucessos”, no qual constaram seguintes obras de Alcymar em parceria com ele: “Momentos de felicidade”, “Convivência”, “Cavalo alado”,  “Dia dos namorados”,  “Pirilampos”, “Rosa dos ventos”,  “Valeu vaqueiro e valeu boi”, “Você na minha vida”, “Cor de canela”, “Forróteria”, “Verdes canaviais”, “Festa de Santo Antônio”, “Você quer namorar comigo”, “Forró no bilingulin”, “Bota fogo no forró”, “A rosa vermelha”, “Sorrindo a tôa” e “Cavaleiro de Deus”.

Fonte: Dicionario MPB

veja também
error: Content is protected !!