O cenário atual do emprego no Brasil não é nada animador, a crise econômica vem levando um quadro caótico com mais de 13 milhões de desempregados no início de 2019. Associado a isso, ainda temos o desemprego estrutural provocado pelo desenvolvimento tecnológico e os processos de globalização comercial e financeira. Portanto, conhecer e compreender as tendências do mercado são essenciais no futuro cada dia mais próximo. A Carlomagnum apresenta um estudo feito pelo site Via Carreira que apresenta as novas e promissoras profissões do futuro.
As mudanças são muitas e é primordial que você se prepare para esse novo mercado digital e tecnológico, veja quais as profissões do futuro. Dessa forma, você estará mais bem preparado para decidir qual é o melhor curso, que sirva para hoje, mas também para amanhã.
Entre as profissões do futuro, a bioinformação será muito requisitada, isso porque, a sua principal função consiste em criar mapeamentos genéticos para a prevenção de doenças e epidemias. Levantando assim informações genéticas, para o desenvolvimento de drogas e técnicas clínicas.
Com a busca incessante do ser humano pelo total controle de todos os setores de sua vida, o coaching será uma profissão com grande potencial para o futuro. Sendo para o desenvolvimento profissional ou pessoal, esse profissional irá oferecer uma ajuda especializada com foco em resultados a logo, médio ou curto prazo.
Com foco em vendas e posicionamento digital, essa profissão já é requisitada atualmente. No entanto, dadas as previsões que projetam uma interação online ainda maior para o futuro, a expertise do profissional de marketing digital será necessária para que as empresas possam acompanhar as mudanças do mercado.
A alteração de um sistema pode ser a atividade que sintetiza a função de um hacker. Com isso, em um futuro não muito distante, haverá hackers especializados em modificações genéticas, tanto para alimentos como para seres-humanos. De modo geral, esse profissional terá que proporcionar melhorias em níveis celulares e microbiológicos.
Com o avanço da tecnologia, será cada vez mais comum que novos aparelhos comecem a entrar no circuito hospitalar. Visando a automação e melhoria de processos, o engenheiro hospitalar terá como principal função facilitar tratamentos e cirurgias dos profissionais da área da saúde.
6 – Especialista em simplicidade
Buscar maneiras que facilitem as atividades do dia a dia é uma realidade desde a invenção da roda. E devida a essa característica, inerente do ser humano, é que a profissão de especialista de simplicidade surge com um grande potencial. Entre as funções desse profissional, destacam-se as habilidades em simplificar processos, discursos, serviços e produtos.
7 – Técnico em telemedicina
O Técnico em Telemedicina terá como principal função levar o atendimento médico para as áreas mais distantes do Brasil. Seja para diagnósticos ou tratamentos, esse profissional, que deverá possuir conhecimentos voltados para área de engenharia e análise de sistemas, construirá uma ponte entre o paciente e o médico.
8 – Gestor de qualidade de vida
O Gestor de Qualidade de Vida irá trabalhar a fim de trazer mais cooperação para o ambiente de trabalho, por meio de métodos que focam no equilíbrio pessoal e profissional de uma equipe.
9 – Programadores de entretenimento pessoal
Esses programadores têm como intuito prestar um serviço de consultoria, ou seja, que ajude os seus clientes na escolha de shows, séries, restaurantes e tudo que esteja ligado ao entretenimento e lazer.
Isso acontecerá por meio de um mapeamento focado em hábitos de buscas. Empresas como Google, Facebook e Amazon já possuem esses programadores, e a estimativa é que até 2030 muitas empresas se adéqüem para esse tipo de serviço.
10 – Arquiteto e engenheiro 3D
Os ambientes 3D serão uma realidade cada vez mais comum. Com isso, é esperado um número maior de arquitetos e urbanista especializados para atender essas futuras demandas no mercado de trabalho.
11 – Gestor de resíduos
O gestor de resíduos terá como principal desafio dar uma nova funcionalidade aos materiais descartados, evitando assim a agressão ao meio ambiente.
12 – Data detective
O data detecive deverá investigar e levantar dados para que uma proposta de negócio possa sempre gerar os melhores resultados.
13 – Analista de reciclagem
O analista de reciclagem, assim como gestor de resíduos, também tem o foco em diminuir o impacto ambiental causado pelas empresas. No entanto, a sua função está mais atrelada em levantar o que pode ou não ser reciclado.
14 – Home office
Trabalhar em casa já é uma realidade. E com atualização dos direitos trabalhistas para esses profissionais, estima-se que ofício de home office torne-se ainda mais comum em 2030.
15 – Desenvolvedor de dispositivos wearables
Weareable significa “vestível” em português, com isso você já pode ter uma noção do que essa profissão se trata. Os equipamentos com tecnologia voltados para facilitar a vida das pessoas serão desenvolvidos por esses profissionais, que implantarão tecnologia de ponta em óculos, lentes e roupas.
16 – Profissionais de saúde mental
Esses profissionais dificilmente serão substituídos por máquinas. E, com o aumento de doenças da mente, psicólogos, terapeutas e psiquiatras serão cada vez mais procurados.
17 – Especialistas em energias renováveis ou energias alternativas
Com aquecimento global acelerado, aumentará a busca por profissionais que possam promover a saúde do meio ambiente e o avanço tecnológico ao mesmo tempo. Por esse motivo, é depositada uma grande importância a esses profissionais.
18 – Conselheiro de aposentadoria
Com aumento do envelhecimento da população, o conselheiro de aposentadoria irá prestar uma consultaria voltada em ajudar o futuro aposentado a se organizar para nesse processo.
19 –Engenheiro ambiental
O engenheiro ambiental é uma profissão que já existe, entretanto, com uma preocupação ainda maior em reduzir os impactos causados pelo homem na natureza, essa profissão possui grandes possibilidades de crescimento para os próximos anos.
20 – Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho
Esse profissional que poderá ser formado em Psicologia com especialização em Administração terá como desafio coordenar pessoas, a fim de trazer mais produtividade para a empresa e capacitação para os funcionários.
21 – Advogado tributário
O advogado tributário desenvolve um trabalho com foco em legislação de carga tributária. E devida às constantes mudanças da economia, a carência de profissionais especializados nessa área do direito tende a aumentar.
22 – Fazendeiro vertical
As fazendas verticais já existem em cidades como Nova York e Londres. No entanto, essa tendência de cultivo, que consiste em plantar verduras, plantas e aumentar a área verde em prédios e terraços, sofre grandes riscos de se espalhar em outras metrópoles do mundo.
23 – Perito forense digital
Com a função de identificar e rastrear crimes cibernéticos, essa profissão será muito requerida por setores governamentais, policiais, grandes corporações e consultorias independentes.
24 – Fiscal de mudanças climáticas
O fiscal de mudanças climáticas terá como tarefa conceder licenças para intervenções nos padrões climáticos e evitar ataques terroristas químicos na atmosfera.
25 – Professor de mandarim
Com a previsão de que a China se torne a maior potência mundial em poucos anos, especialistas já classificam o mandarim como o “novo inglês” do futuro.
Fonte: Via Carreira – José Rondina