Nova Kombi

Volkswagen apresenta a ID Buzz: a Kombi do Futuro

Modelo elétrico tem autonomia de 600 km e sistemas de direção autônoma e personalização para o motorista. Volkswagen prevê o lançamento para 2020 A Kombi voltou! Descontinuada em todo o mundo desde 2013 quando saiu de linha no Brasil, o utilitário da Volkswagen ganha uma nova encarnação, dessa vez num veículo elétrico e com recursos avançados de direção autônoma. O visual, contudo, remete ao design que cativa desde os anos 1950.

Nova Kombi

Trata-se da I.D. Buzz, veículo-conceito exibido pela Volkswagen no North American International Auto Show, o Salão de Detroit, nos Estados Unidos.  “Uma nova era da mobilidade elétrica está chegando”, é o que afirma a marca alemã.  A Volkswagen planeja para 2020 o lançamento no mercado da família I.D..

Nova Kombi

O design é inspirado na primeira geração da Kombi, inclusive com a pintura ‘saia e blusa’  e a icônica formação em V na dianteira do veículo. Na lateral, janelas grandes e retangulares e entradas de ar falsas completam o visual retrô. O conjunto óptico é composto por luzes de LED, enquanto as rodas de 20” também tem inspiração clássica.

Nova Kombi

A ‘Nova Kombi’ tem 4,94 m de comprimento, 1,98 de largura, 1,96 de altura e generosos  3,30m de distância  entre eixos. A Volkswagen ID Buzz Concept leva seis pessoas e possui bancos modulares: outra referência à clássica Kombi. A configuração dos assentos pode ser alterada, transformando o interior numa sala, ideal para reunir os amigos e família para uma viagem.  A I.D Buzz tem dois porta-malas: o principal de 660 litros e um extra na frente, de 173l.

A I.D. Buzz é baseada na plataforma Modular Electric Drive Kit (MEB), a mesma do conceito I.D., outro carro elétrico revelado no Salão de Paris, em 2016. O monovolume possui dois motores elétricos, um em cada eixo e tração integral. O conjunto gera  269 cavalos de potência.

O veículo é abastecido por baterias de lítio com até 111 kWh, que confere autonomia de até 600 quilômetros. A Volkswagen ID Buzz  faz  de 0 a 100 km/h em pouco mais de 5 segundos e tem  velocidade máxima de 159 km/h.

Direção autônoma

Nova Kombi

A ‘Kombi do futuro’ possui condução 100% autônoma através do sistema ID Pilot. Basta apertar o volante (que é retangular), que o  mesmo recolhe-se à coluna e o veículo assume a direção. O sistema funciona com quatro scanners lasers retráteis no teto (LIDAR), em conjunto com sensores de ultrassom, sensores de radar, câmeras de visão lateral e uma câmera frontal.

Esses recursos fazem que a I.D. Buzz consiga observar o tráfego e ‘conversar ‘ com os outros veículos.  Ao acionar o freio ou acelerador, o sistema autônomo é desativado.

Nova Kombi

Além do modo autônomo I.D. Pilot, o carro tem o sistema User-ID, que é sincronizado pelo smartphone do condutor do veículo. Ao utilizar a van com um aparelho autorizado, todas as configurações são personalizadas, como posição de dirigir, climatização, músicas, iluminação ambiente e navegação, por exemplo.

O nome I.D. Buzz vem da seguinte composição: I.D. refere-se aos conceitos “Identity,” “Idea,” “Individual,” “Intelligent” e “Iconic Design”. Já o ‘BUZZ’ é uma palavra que lembra os fonemas de ‘bus’ e ao barulho ‘buzzing’ de sistema elétricos.

Nova Kombi

“O I.D. BUZZ representa o novo para a Volkswagen: moderno, positivo, emocional, orientado para o futuro. Em 2025, queremos vender um milhão de carros elétricos por ano, tornando a e-mobilidade a nova marca registrada da Volkswagen. O novo e-Golf  já oferece 50 por cento mais alcance elétrico. A partir de 2020, lançaremos nossa família I.D., uma nova geração de carros completamente elétricos, totalmente conectados. Vai ser acessível para milhões, não apenas para milionários “, declarou Dr. Herbert Diess, presidente do Conselho de Administração da Volks.

Fonte: http://www.domtotal.com/

veja também