Em 1948, a Porsche se estabelece como marca. Num momento de reconstrução da Alemanha no pós-guerra, o fabricante “pai” do Fusca, ajuda a recuperar a imagem do país com um esportivo icônico, que faria os produtos nacionais – junto com Fusca e Kombi – conquistarem definitivamente os EUA e o mundo pouco anos após o conflito. Assim, para comemorar o feito que tornou hoje a empresa uma das mais famosas e rentáveis do mundo, o conceito 911 Speedster chega com uma releitura das pistas e 500 cavalos!
Com o Porsche 356 Roadster “Nº 1”, autorizado em 8 de junho de 1948, a Porsche iniciou sua história como fabricante de carros esportivos e de competição, sendo agora, 70 anos depois, consagrada nesses dois lados do mundo automotivo. Desenvolvido no Porsche Motorsport Centre, o conceito indica oficialmente que a marca alemã pode lançar uma nova versão de seu best seller mais adiante, mas explica que isso não pode ocorrer até 2019. A decisão final será tomada nos próximos meses.
Porém, não deixa de ser tentador ver uma releitura moderna do elegante Porsche 356 Speedster, um dos carros mais cultuados entre os entusiastas de clássicos e também replicado (inclusive de forma oficialmente autorizada) em várias partes do mundo, especialmente no Brasil. O Porsche 911 Speedster Concept precisou de muita engenharia para ser realizado sobre o 911 Carrera 4 Cabriolet padrão, ganhando para-brisa mais inclinado, janelas menores e vidros laterais curtos.
A proteção anticapotamento foi reproduzida no Porsche 911 Speedster Concept com uma cobertura feita em fibra de carbono, formando uma bolha dupla com defletor de ar comemorativo dos 70 anos feito em plexiglas. Já a cobertura anti-chuva, característica do Porsche 356 Speedster, em estilo tounneau, elimina o compartimento da capota retrátil e dá personalidade ao conceito que outrora e recentemente agradou muita gente. Ela é presa por 8 presilhas Tenax.
Por dentro, o Porsche 911 Speedster Concept vem com bancos em estilo concha de fibra de carbono com couro marrom claro Aniline e cor Cognac 356, buscando inspiração no passado. Além disso, o bólido tem sistema completo de navegação e entretenimento. Por fora, a cor Prata GT com faixas brancas remetem aos carros de corrida do começo dos anos 50. O conceito vem com rodas esportivas de cinco raios, faixas decorativas com o nome Porsche e o número 70, um belíssimo e nostálgico “Speedster” banhado a ouro na traseira e escape duplo centralizado.
Faróis personalizados, retrovisores circulares estilizados e bocal do tanque exclusivo, reforçam a proposta do Porsche 911 Speedster Concept, que tem motor boxer biturbo de 500 cavalos, vai muito além do que Ferry Porsche (filho do engenheiro Ferdinand, pai do Fusca) imaginava para seu 356 Speedster, que tinha um boxer de quatro cilindros 1500 a ar com apenas 70 cavalos, capaz de leva-lo a 175 km/h. Desde 1957, oito séries e modelos receberam a designação Speedster na rica história da Porsche.
Fonte: Notícias Automotivas