Planaltino, Itiruçu e Lagedo do Tabocal montam barreiras e controle absoluto do acesso ao perímetro urbano das cidades
As cidades de Itiruçu, Lagedo do Tabocal e Planaltino intensificaram o controle e monitoramento através de barreiras e fecharam as entradas dessas respectivas cidades nesta segunda (13), numa tentativa de reduzir a circulação de pessoas e a disseminação do coronavírus.
As ações ocorreram em meio à uma disputa entre o governo federal e governos regionais sobre medidas de Estados e municípios para tentar restringir a circulação de pessoas e bens. O governador da Bahia, Rui Costa, vem determinando sistematicamente a redução de transporte interestadual e municipal, principalmente entre municípios que tenham casos confirmados.
A medida tomada por decretos municipais é uma ação radical, mas necessária, devido a falta de estruturas hospitalares dos pequenos municípios do sudoeste baiano. A decisão leva em consideração também a migração de visitantes vindo de regiões com alto grau de contaminação como São Paulo, Rio de janeiro e Brasília. A circulação de pessoas vindo de outras regiões, aumenta o risco de proliferação do coronavírus e sobrecarrega os serviços de saúde, de acordo com o texto do decreto.