Por iniciativa de grupo de jovens de Maracás, foi lançado uma campanha “Precisamos falar sobre Saúde Mental” que objetiva discutir e alertar a sociedade maracaense sobre o grave problema relacionado a saúde mental de jovens e adultos no município.
O primeiro vídeo, que começa a ser divulgado nas redes sociais, busca promover a reflexão sobre os diversos problemas que estão ligados a saúde mental como: Precisamos falar sobre: Ansiedade, depressão, suicídio, solidão, transtorno do pânico, abuso, pessoas tóxicas, empatia, ouvir mais, aceitação.
A proposta da campanha é chamar atenção da sociedade sobre o estado alarmante de problemas relacionados a saúde mental de Maracás, que somente esse ano, já foram notificados casos de suicídio e diversas tentativas do mesmo. Ainda mais nesse momento de pandemia que agrava ainda mais esse problema, pois as pessoas devem lidar com sentimentos, como medo e estresse muito mais fortes.
Todos esses problemas podem surgir quando a saúde mental não está em dia, como desequilíbrio emocional, compulsão, irritabilidade, ansiedade, depressão, insônia, dependência em álcool ou outras drogas. Por isso não há como falar em qualidade de vida sem falar sobre saúde mental .