Durante essa grave crise provocada pela Pandemia do Coronavírus no Brasil, um personagem tem centralizado o gerenciamento desse conturbado momento da saúde pública no Brasil. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vem conduzindo ações coordenadas e ganhando a confiança de toda sociedade brasileira pela segurança e sinceridade com as palavras nesse delicado contexto histórico do Brasil.
O Ministro em suas entrevistas diárias, apresenta aparência cansada, com a delicada e exaustiva missão de passar informações e conter a crise. Mas, apesar de toda complexidade do momento, Luiz Henrique Mandetta consegue passar segurança, tranquilidade, informações precisas e informativas com tom conciliador.
A percepção que um novo líder político vem se fortalecendo já é evidente, mas isso já representa uma crise dentro do próprio governo, o protagonismo e liderança do ministro tem incomodado e muito o Presidente Jair Messias Bolsonaro.
As ações coordenadas e articuladas com os governadores e prefeito em prol do isolamento social e ações simultâneas com a Organização Mundial de Saúde ajuda no fortalecimento da imagem de Mandetta, aliado com as orientações cientificas, tem enfrentado com pulso as ações irresponsáveis do presidente e seu gabinete do ódio, que tenta o tempo todo diminuir as consequências da pandemia, estimulando a circulação de pessoas nas ruas e a volta das atividade econômicas, através do isolamento vertical do grupo de risco.
A história de Luiz Henrique Mandetta começa depois de sua formação acadêmica em medicina, no ano de 1989, pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, Mandetta se especializou em Ortopedia Pediátrica pela Fellow da Emory University e também em Gestão de Serviços e Sistema de Saúde na Fundação Getúlio Vargas. Iniciou a carreira no Hospital Geral do Exército, depois trabalhou na Santa Casa de Campo Grande e, em 2001, passou a presidir a Unimed da capital sul-mato-grossense.
Mandetta entrou de vez na política quando se tornou secretário de Saúde de Campo Grande, cargo que ocupou entre 2005 e 2010. Em seguida, exerceu dois mandatos consecutivos como deputado federal, de 2011 a 2018, até que, em janeiro deste ano, foi conduzido pelo presidente Jair Bolsonaro ao primeiro escalão do governo federal. Assista a entrevista completa do Ministro ao Programa Roda Vida da TV Cultura.
Com um perfil mais moderado, Luiz Henrique Mandetta passou o primeiro ano do governo Bolsonaro sem chamar muito a atenção. Distante das polêmicas ideológicas, adotou um tom apaziguador e, na maioria das vezes, justificou suas decisões com argumentos técnicos. Mas no início de 2020, a calmaria no Ministério da Saúde foi interrompida com o coronavírus e o atual titular da pasta ganhou os holofotes. Conheça os detalhes de cada etapa da história de Luiz Henrique Mandetta em mais uma edição do podcast Funcionário da Semana.