Um estranho fenômeno meteorológico aconteceu na madrugada desse domingo (05/04) e chamou muita atenção pela quantidade de raios por um longo período de tempo. O Diretor do Colégio Estadual Edilson Freire, Carlos Gomes ficou intrigado pela intensidade da tempestade de raios e o tempo prolongado do evento.
O Professor Carlos publicou em uma rede social um vídeo narrando o acontecimento natural como surpreendente, várias pessoas comprovaram esse fenômeno natural e também ficaram intrigados com esse acontecimento.
A região onde aconteceu esse evento deve ficar na zona rural entre os municípios de Lafaiete Coutinho e Maracás. Segundo alguns especialistas nesse tipo de fenômeno, isso pode acontecer devido a formação da tempestade acontece por uma separação entre nuvens. As nuvens mais altas são carregadas com carga positiva, enquanto as mais baixas possuem cargas negativas, o que induz a superfície terrestre a uma carga também positiva, criando entre ambas um campo elétrico.
A centelha elétrica, também conhecida como relâmpago, aparece quando os elétrons presentes nas nuvens passam de uma para outra ou da nuvem para a Terra, ocasiona um som estrondoso causado pela expansão do aquecimento do ar gerado pela descarga elétrica que conhecemos popularmente como trovão.
Todo esse processo da tempestade gera uma descarga elétrica, pois a eletrização das nuvens busca um lugar onde possa escoar tanta eletricidade, logo, seus danos podem ser fatais, dependendo do local onde caiam. Franklin, além de provar sua teoria sobre descargas elétricas dos raios, também construiu o primeiro para-raios com a finalidade de proteção contra eventuais danos.
Os para-raios servem para neutralizar o poder da descarga elétrica, isso porque é constituído de haste metálica com pontas em suas extremidades, essas pontas são capazes de induzir cargas que escapam facilmente para o ar, o que neutraliza a carga da nuvem.