A Volkswagen tornou oficial a dupla de estilo da marca alemã. A estreia mundial de Arteon e Arteon Shooting Brake impacta com beleza de suas linhas elegantes e aerodinâmicas.
O fastback ganha atualização visual, mas traz de brinde uma belíssima perua, que fará os entusiastas do “save the wagons” lembrarem dela por muitas décadas.
Já vista na China, a dupla estilosa da VW marca o foco da marca em produtos emocionais, não necessariamente clássicos. Chamados no gigante asiático apenas de “CC”, na Europa e resto do mundo, manterão o nome Arteon.
Como só beleza não põe mesa, a Volkswagen adiantou que variantes híbridas e de desempenho estarão chegando logo logo, sendo estes os Arteon eHybrid e Arteon R, que é um V6 3.0 TSI, mas ainda sem detalhes revelados.
Feitos sobre a plataforma MQB, Arteon e Arteon Shooting Brake apresentam 563/565 litros em seus bagageiros, que podem ser ampliados para 1.557/1.632 litros.
Por fora, um layout expressivo com faróis full LED integrados em uma grade cheia de frisos cromados. Atrás, lanternas em LED no melhor estilo Gran Turismo. Baixos, largos e fluidos, fastback e perua apostam também num interior novo.
O painel ficou mais sofisticado e longe do Passat, chamando atenção pelos detalhes em madeira e novos difusores de ar. Num estilo tradicionalista, cluster de 12,3 polegadas e multimídia com 10 ficam em seus lugares costumeiros.
Até a alavanca é aquela que muitos adoram, sem firulas estéticas. O volante tem o novo padrão VW com comandos sensíveis ao toque num fundo Black Piano. Pedais em alumínio, bancos em couro de dois tons, som Harman Kardon com 700 watts, CarPlay e Android Auto wireless, entre outros estão a bordo.
No Arteon R, que a VW já revela, mas sem dar detalhes da mecânica, os bancos são esportivos com apoios de cabeça integrados. Este fastback esportivo tem o R-Performance Torque Vectoring, que é o “torque distribuído variavelmente entre os eixos e também entre as rodas traseiras”.
Além dessa versão, os Arteon, Arteon R e Arteon Shooting Brake terão o eHybrid como híbrido plug-in. Mesmo sem divulgação, podemos imagina-lo com 245 cavalos, como o Golf GTE 2021.
Com pacote ADAS completo, os estilosos da VW têm ainda o Travel Assist, que controla parcialmente direção, freios e aceleração até 210 km/h. Tendo tudo isso e outras coisas, o Arteon é uma opção boa que pode chegar ao Brasil, mas bem adiante, é claro…