O Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA), a Vigilância Sanitária e o Núcleo Regional de Saúde, no período de 23 a 27 de setembro realizou operações de fiscalização em Academias de Jaguaquara, Maracás e Planaltino. Algumas academiais que não apresentavam os critérios necessários para seus clientes, foram fechadas após operação de fiscalização feita em conjunto.
De acordo com o CREF13 os principais problemas identificados pelos agentes foram a ausência de supervisão de um Profissional de Educação Física nos estabelecimentos esportivos, a falta de registro das academias no CREF, a fiscalização ainda flagrou quatro pessoas em exercício ilegal da profissão, além de estagiários sem contrato e profissionais em desvio de área.
O exercício físico é parte fundamental para uma vida saudável. Atualmente, com essa informação plenamente difundida, é comum ver pessoas se exercitando, praticando esportes, correndo, caminhando ou frequentando academias. Essa iniciativa, embora salutar, pode acarretar em prejuízos à saúde caso o praticante não conte com o acompanhamento correto para desenvolver os exercícios.
A JC Fitness, desde sua inauguração, sempre buscou a certificação dos órgãos competentes para seu pleno funcionamento, a prioridade da academia é oferecer um serviço diferenciado e com alto padrão de qualidade que vai dos equipamento de alto desempenho aos profissionais devidamente certificados para o exercício da profissão.
Antes de começar qualquer programa de treinamento é necessário realizar uma entrevista e uma avaliação completa – e, dependendo, até exames – para conhecer o histórico de saúde do praticante. Fatores de risco, como histórico familiar de hipertensão, diabetes, problemas cardíacos ou de coluna, entre outros, devem ser avaliados na hora de definir variação, intensidade e repetição de exercícios.
O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região- CREF13/BA, certificou mais uma vez a Academia JC Fitness que está devidamente registrada nos termos das Leis Federais nº 9696/98 e nº 6839/80, como também da Resolução nº 21/00 do Conselho Federal de Educação Física- CONFEF.
A regulamentação representa uma conquista para a empresa e evidencia que a Academia Escola está dentro dos critérios para funcionamento, além de contar com profissionais habilitados na supervisão da prática de exercícios físicos.