Bicho Maluco Beleza – Alceu Valença

Alceu Paiva Valença mais conhecido como Alceu Valença é brasileiro e nasceu no dia primeiro do mês de julho do ano de 1946, em São Bento do Uma – Pernambuco é compositor e cantor. Desde muito pequeno já gostava de música E sempre foi muito incentivado por seu avô que se chamava Paulo Alves Valença que foi porta e violinista.

Bicho Maluco Beleza - Alceu Valença

Na Rua dos Palmares, no centro da capital pernambucana, viu descortinar-se à sua frente a cultura da zona da mata, dos canaviais e do litoral. Conheceu os blocos de frevo, os grupos de maracatu e ciranda. Conviveu com personalidades como o maestro Nelson Ferreira e os poetas Carlos Penna Filho e Ascenso Ferreira, amigos de seu pai, o ex-deputado Décio de Souza Valença. Na adolescência, Alceu assimilou a poesia urbana e contemporânea, o cinema de autor, adquiriu o gosto pela política e as questões sociais. Uma de suas primeiras influências, enquanto a revolução de costumes dos anos 60 se processava, era assistir aos filmes da Nouvelle Vague francesa e do Neo Realismo italiano, nas matinês do |cinema São Luís, em Recife. Adquiriu o gosto pela música e ganhou um violão de presente de sua mãe, dona Adelma, escondido do pai, que não queria ver o filho metido em rodas de cantoria.

O cantor foi morar em Recife quando completou dez anos de idade e lá passou a ser gostar do rock’n’roll e também estudou muito se formando em Direito, mas não exerceu sua função por muito tempo deixando a advocacia para seguir a carreira musical que sempre foi seu sonho. No ano de 1971, ele passa a morar na cidade do Rio de Janeiro onde participa de inúmeros festivais de musicas universitários. Seu primeiro LP chamado “Coração Bobo”  foi gravado no ano de 1980, e foi quando ele começou a fazer sucesso e ser reconhecido no meio musical conquistando um numero grande de fãs.

Bicho Maluco Beleza - Alceu Valença

veja também