Curso Técnico em Agropecuária do CEEF desenvolve projetos alternativos e de baixo custo.

O Colégio Estadual Edilson Freire realizou no fim de Dezembro a Primeira Formatura do Curso Técnico em Agropecuária. Os estudantes desse curso, apesar de muitas dificuldades durante o período de formação, realizaram projetos importantes, entre essas experimentações, destaca-se uma pesquisa e desenvolvimento de um carrapaticida de baixo custo que pode auxiliar os produtores rurais da região de Maracás.

Os Professores e Alunos do curso técnico utilizaram plantas encontradas na região, como o nim, aroeira e babosa, para criar esta solução alternativa, que é resultado do projeto de pesquisa chamado “Niarbs – carrapaticida alternativo”.

Curso Técnico em Agropecuária do CEEF desenvolve projetos alternativos e de baixo custo.
Em entrevista ao site Bahia Notícias, a aluna Juliana Meira Silva argumentou: “Fizemos várias pesquisas para chegar a este produto natural que, por não conter nenhum composto químico, não agride os animais, os produtores rurais e nem o meio ambiente”. Outra aluna integrante do Projeto, conta Gleice dos Santos disse: “Pesquisamos e estudamos sobre as composições de cada uma das plantas para encontrar a melhor combinação que apresentasse o resultado esperado. O nim possui propriedades antissépticas, curativas, anti-inflamatória e inseticida.

Curso Técnico em Agropecuária do CEEF desenvolve projetos alternativos e de baixo custo.

A aroeira também é anti-inflamatória e a babosa é antimicrobiana, antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória e hidratante”. Parabéns a Direção, Professores e Coordenadores do Curso Técnico do Colégio Estadual Edilson Freire, apesar de toda dificuldade orçamentáia e estrutural, ainda consegue promover a pesquisa e soluções inteligentes para desenvolver uma agropecuária mais natural e economicamente viável em Maracás.

veja também