Assista aos 20 melhores filmes clássicos da Netflix

A Netflix mudou a forma de como assistimos séries e filmes, além de quebrar paradigmas, pois a empresa lança constantemente um material próprio de grande qualidade, que abocanha prêmios consagrados, como o Globo de Ouro, que antes era exclusivo apenas para as produções do grandes estúdios de televisão e cinema. Mas vários assinantes da Netflix sofrem com um grande dilema, não saber quais filmes assistir durante uma “maratona”, ou seja, quando o usuário decide assistir vários filmes de uma vez só ou assistir vários episódios da sua série preferida. Vale lembrar que a “maratona” pode ser feita tanto através do PC quanto em smartphones, pois a Netflix também possui um aplicativo extremamente fluído e funcional. 

Para lhe ajudar, elaboramos uma lista com os melhores filmes da Netflix para que você aproveite ainda mais a maravilhosa plataforma de streaming que está cativando cada vez mais pessoas ao redor do globo. Apenas um aviso: cuidado com os spoilers!

Roma

Roma é um daqueles filmes que chamamos de cinema de arte, feito para os amantes de boas histórias. O longa foi filmado todo em preto e branco, o que contribui ainda mais para o ar de nostalgia acerca do filme, que basicamente conta a história da infância do diretor Alfonso Cuarón. O filme é uma reflexão sobre a infância de Cuarón e sobre todo o amor do diretor para com a sua babá, Libo, que fez parte de sua vida desde os nove meses de vida. Roma é o nome do bairro onde o diretor cresceu, com seus três irmãos, o seu pai ausente e uma mãe que vivia para cuidar da casa e dos filhos.

No filme, a babá Libo é personificada por Cleo, interpretada pela atriz Yalitza Aparicio, de uma forma magistral. De pele morena e feições bem características, Cleo leva uma vida sofrida, tendo que lidar com vários problemas pessoais, como uma história de amor mal resolvida. Cleo cuida de quatro crianças e ao mesmo tempo que vai amadurecendo, acaba descobrindo uma nova vida junto com as crianças que estão sob a sua tutela.

Roma é quase que uma carta de amor de Cuarón para com Libo e também não faz questão alguma de esconder que o filme justamente está ligado intrinsecamente a infância do seu criador. Ao se despir de cores, Roma se torna um filme ainda mais impactante e emocionante, que mostra a história de uma mulher que enquanto sofria, também fez muita gente sorrir. O filme foi sensação no Oscar de 2019, tanto que Roma levou 3 estatuetas, de Melhor Roteiro, Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro.
Nota IMDB: 7,9

The Ballad of Buster Scruggs

A Netflix investe cada vez mais no desenvolvimento de conteúdo com qualidade e recruta nomes de peso para as suas produções. É o caso dos irmãos Coen, diretores já agraciados com o Oscar e que assinam a direção de The Ballad of Buster Scruggs. Anteriormente, haviam rumores de que os consagrados diretores iriam desenvolver uma série em conjunto com o serviço de streaming. Entretanto, os rumores se mostraram inverdade e com isso, veio a produção de The Ballad of Buster Scruggs, uma antologia de oito histórias, que servem de uma pequena amostra das dificuldades e perspectivas de uma vida no Velho Oeste Americano.

The Ballad of Buster Scruggs serve para mostrar a melhor faceta dos irmãos Coen como cineastas, misturando violência, humor ácido e uma incrível fotografia. O filme é dividido em oito histórias num total, em que cada uma das narrativas apresenta um consagrado elenco. É o caso da história “Near Algodones”, que tem o ator James Franco como protagonista o ator James Franco, que interpreta de forma melancólica a forma melancólica um homem de meia idade do Velho Oeste. Outra história que vale destaque é “All Gold Canyon”, que é considerada a mais poética da oito histórias de The Ballad of Buster Scruggs, sendo protagonizada por Tom Waits (célebre ator e cantor), que mostra a relação entre homem e natureza, que pode ser bela e cruel ao mesmo tempo.

Em The Ballad of Buster Scruggs, o espectador é convidado a um viagem ao Velho-Oeste, um dos ambientes que mais geram material na história do cinema, em uma produção de alto nível, em todos os seus sentidos.
Nota IMDB: 7,4

Vingadores

Ao reunir os mais poderoso heróis da Terra em um único filme, Vingadores é um prato cheio para os fãs dos filmes de ação e aventura. No enredo, vemos que Nick Fury (Samuel L. Jackson), lendário diretor da SHIELD quer reunir todos os heróis em um único time, na iniciativa Vingadores. Após um terrível perigo rondar a Terra, Homem de Ferro, Capitão América, Viúva Negra, Hulk, Thor e Gavião Arqueiro se reúnem para proteger o nosso planeta de um perigo jamais visto anteriormente.

Vingadores foi um sucesso e é considerado um filme blockbuster, afinal arrecadou mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria mundial. O filme é um dos melhores filmes do Universo Marvel nos cinemas, devido a sua grande fidelidade com os quadrinhos e pela qualidade com que foi feito, com efeitos especiais de primeira linha. No elenco estrelado do filme encontramos nomes como Robert Downey Jr, Chris Evans e Scarlett Johansson.
Nota IMDB: 8,1

Garota Exemplar

Garota Exemplar é um filme de tirar o fôlego, com suas constantes reviravoltas e acontecimentos que deixam o espectador na ponta da cadeira. Só por esses motivos, o filme já merecia um lugar cativo em nossa lista dos melhores filmes da Netflix, mas a produção vai além e consegue entregar uma história que é realmente surpreendente. O filme é dirigido pelo excelente diretor David Finch e conta com atuações surreais, principalmente do casal principal, Nick Dune e Amy Dunne, interpretados por Ben Affleck e Rosamund Pike, respectivamente.

A condução do filme é muito interessante, afinal, Garota Exemplar apresenta uma história complexa e o enredo precisa ser igualmente sofisticado. A história é contada a partir de dois pontos de vista diferentes, em que acompanhamos os acontecimentos do misterioso desaparecimento de Amy, em que Nick acaba se tornando o principal suspeito de ter dado fim a vida da esposa. Durante as investigações, Nick é jogado para uma matilha de jornalistas sedentos por sangue, que tratam o caso da forma mais sensacionalista possível, cravando Nick como culpado sem ter provas concretas para o retratar dessa maneira.

Inclusive, a mídia é quase um personagem em Garota Exemplar, em que vemos como o sensacionalismo jornalístico pode mudar completamente o rumo de investigações criminais e acusar pessoas a esmo, apenas para ter uma boa história para contar. O filme rendeu uma indicação ao Oscar para Rosamund Pike e ainda faturou cerca de U$$ 368 milhões em bilheteria mundial.
Nota IMDB: 8,1

Aniquilação

O filme Aniquilação é uma produção desenvolvida pela própria Netflix e é um dos melhores filmes de ficção científica presentes no catálogo. Na trama, Natalie Portman interpreta Lena, uma cientista que atualmente trabalha como uma professora universitária e tem o seu marido desaparecido a mais de um ano.

Um misterioso objeto alienígena caiu na Terra e mudou completamente o ecossistema dos seus arredores. Todas as missões realizadas para investigar esse objeto e as suas consequências na Terra se mostram um completo fracasso. Após isso, Lena e mais um grupo de mulheres irá investigar o que está acontecendo. Entretanto o grupo irá entrar por caminhos que eles nem imaginam que teriam que enfrentar, tendo que combater inimigos externos e internos.
Avaliação IMDB: 7,0

O Regresso

Outro filme premiado em nossa lista, O Regresso é uma grande produção dirigida por Alejandro González Iñárritu e protagonizado por Leonardo DiCaprio. Estilizado e dramático, o filme principalmente chama a atenção pela sua direção primorosa. Desde quando foi lançado, o filme divide muitas opiniões, sendo amados por muitos e odiado por tantos outros, mostrando que não é possível agradar gregos e troianos, mesmo se tratando de um filme extremamente bem premiado, como é o caso de O Regresso.

O filme é uma adaptação da história de Hugh Glass, que trabalha para a Companhia de Peles Montanhas Rochosas, junto com o seu filho Hawk. No meio da expedição, Glass é atacado por uma ursa parda, em que no combate corpo a corpo com o animal, o nosso protagonista sofre graves ferimentos e sobrevive apenas por um milagre. O chefe da expedição, o capitão Henry, oferece cem dólares para cada homem que ficar com Glass até que ele faleça por conta dos ferimentos, e dois homens se oferecem para cuidar do enfermo.

Entretanto, os homens desertam da sua missão pouquíssimo tempo depois, deixando Glass no meio da natureza e pronto para morrer. Acontece que o protagonista consegue se recuperar completamente dos seus ferimentos e jura vingança contra os traidores. A produção do produção do filme chama a atenção pela grande qualidade, em que cenas como o ataque da ursa e o confronto do homem branco com índios chamam a atenção pela violência e grande plasticidade. O Regresso ganhou vários prêmios, incluindo três estatuetas do Oscar, Melhor Diretor para Iñárritu, melhor ator para DiCaprio e lavando o Oscar de Melhor Fotografia.
Nota IMDB: 8,0

Os 12 Macacos

A trama de Os 12 Macacos é construída se baseando em vários conceitos de ficção científica, como viagens no tempo, paradoxos temporais e futuros pós-apocalípticos. O filme lançado em 1995 nos apresenta uma história de derrota para a humanidade, em que um vírus mortal acaba devastando quase que por completo o planeta Terra e obriga os sobreviventes a morarem no subsolo. No ano de 2027, James Cole (interpretado por Bruce Willis) é encarregado de uma missão, sendo treinado para voltar no tempo e coletar dados importantes, com o intuito de ajudar os cientistas na busca da cura para o vírus que exterminou quase toda a humanidade.

Os planos seriam colocar Cole de volta a 1996, ano da fatídica contaminação, mas as coisas saem errado e ele acaba em 1990 e logo em seguida, o protagonista é internado em uma clínica, sendo tratado como louco. No instituto, Cole conhece Jeffrey Goines (vivido por Brad Pitt), um desequilibrado paciente que apresenta uma fanática visão política do mundo. Cole tenta fugir da clínica onde está internado, mas acaba realizando uma nova viagem no tempo, voltando para o seu próprio tempo, no futuro.

Entre indas e vindas, Cole acaba perdendo parte de sua sanidade mental e também leva o espectador a se perguntar, o que é realidade e o que é ficção? Será que não estamos apenas vendo algumas maluquices na cabeça de Cole? Questionamentos como esses acabam elevando ainda mais a qualidade da produção, fazendo com que 12 Macacos ganhe um lugar de honra em nossa listagem de melhores filmes presentes na Netflix.
Nota IMDB: 8,0

Os Meyerowits: Família não se escolhe

A frase “Somos apegados a ideia de que temos de nós mesmos” mostra bem o caráter existencialista do filme “Os Meyerowits: Família Não Se Escolhe”. A obra conta com um elenco consagrado, com nomes como Dustin Hoffman, Adam Sandler e Ben Stiler. O enredo principal do filme mostra a vida da família Meyerowits, cujo patriarca Harold é um artista plástico que já está no ostracismo.

Danny, que também faz parte dessa família, é um pianista que abandonou a sua carreira para se dedicar inteiramente na criação da sua filha, Eliza. A menina acabou de completar 18 anos e tenta levar uma vida mais independente do pai. O filme também começa com uma ênfase na relação de Danny com os demais membros da família Meyerowits.

Mas com o passar do tempo, somos apresentados a Matthew, o filho mais novo de Harold e que claramente, sempre foi o filho mais querido. Os conflitos familiares do filme nos mostram as faces mais escondidas dos personagens, o que deixa o filme ainda melhor. O filme é uma produção originada pela Netflix e tem a direção assinada pelo diretor Noah Baumbach.
Avaliação IMDB: 7,0

Estrada Sem Lei

Lançado recentemente pela própria Netflix, Estrada Sem Lei é um filme que faz uma visita ao passado, mas exatamente na época da Grande Depressão, nos EUA, em plena caçada ao célebre casal de foras da lei Bonnie e Clyde. Os bandidos eram amados por muitos civis e rejeitados pelos governantes das terras em que passam e para pôr fim ao rastro de assaltos e de morte, foram recrutados dois velhos agentes de lei, que tem a difícil missão de parar Bonnie e Clyde. 

Os dois vigilantes são Frank Hamer (interpretado por Kevin Costner) e Manny Gault (Woody Harrelson), que estavam aposentados, mas devido a sua competência, foram chamados de volta a ativa para combater a onda de crimes. A dupla apresenta uma grande química, e se mostram oponentes a altura da dupla de criminosos. 

Estrada Sem Lei é um bom filme a ser destacado no catálogo da Netflix, que mistura alguns elementos de road movie com uma boa trama policial. A atmosfera noir e as cenas de ação são duas outras cenas que valem a pena serem destacadas no filme, que foi uma das gratas surpresas da Netflix entre as produções feitas pela própria plataforma de streaming.
Nota IMDB: 7,0

Sete Minutos Depois da Meia-Noite

Um tocante filme de 2016, Sete Minutos Depois da Meia-Noite mostra a história de Connor O’Malley, um garoto de 12 anos que precisa encontrar alguma forma de escapar dos problemas do dia a dia. O nosso jovem protagonista precisa enfrentar alguns problemas em sua vida, que o atormentam de diversas formas. Em casa, Connor precisa enfrentar a doença da sua mãe, que foi diagnosticada com câncer, o que atormenta o garoto constantemente, em que ele tem constantes pesadelos com a morte da mãe e Connor mal consegue dormir à noite. 

O sofrimento do garoto fica ainda pior, pois ele também passa a sofrer na escola, pois os colegas de Conor tiram sarro dele e sua aparência abatida. Para tentar escapar dessa realidade opressora, o garoto apenas consegue usar a sua imaginação para escapar da sua dura realidade. A situação é amenizada quando todas as noites, sete depois da meia-noite, um “monstro” vem até Connor e lhe conta três histórias. Em troca, o garoto precisa contar um pouco sobre si e assim, acaba criando um forte laço com a criatura, em que somente ao lado desse ser tão especial, Connor conseguirá lidar com os problemas que assolam a sua vida. 

Sete Minutos Depois da Meia-Noite é um filme tocante, cuja principal função é mostrar como uma pessoa pode lidar com a perda e como essas situações pode ser tão difíceis, principalmente para uma criança, que ainda precisa aprender como lidar com esse tipo de sofrimento.
Nota IMDB: 7,5

Spotlight

Spotlight é um filme polêmico, extremamente elogiado e premiado mundo afora. O enredo de Spotlight se passa no tenebroso ano de 2001, com o fatídico ataque de 11 de setembro. Mas esse horrível ano não foi nenhum pouco complacente com os norte-americanos, já que mais desgraças pipocaram nesse ano. O caderno Spotlight, do gigantesco jornal Boston Globe arquitetava uma enorme reportagem investigativa, que inclusive ganhou o Prêmio Pulitzer. O tema era extremamente sensível, ainda mais para Boston, uma cidade predominantemente católica. Essa reportagem investiga os abusos de padres da Arquidiocese de Boston com a comunidade local.

O elenco do filme chama a atenção pelos nomes consagrados, como Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdamns e Liev Schreiber. No enredo, o novo editor do Boston Globe, Marty Baron decide formar uma pequena equipe para produzir artigos investigativos. Após alguns acontecimentos, é descoberto que o cardeal de Boston sabia que padres abusaram de crianças e esses atos monstruosos eram acobertados pela Arquidiocese de Boston. A reportagem investigativa pressiona o cardeal de Boston e é descoberto que os abusos tem proporções maiores do que se imagina.

Mesmo com os ataques de 11 de setembro, a equipe do jornal Spotlight leva as investigações adiante e descobre um verdadeiro esquema de acobertamento de crimes, um caso que ganhou proporções gigantescas e abalou a Igreja Católica no mundo inteiro. Spotlight ganhou vários prêmios mundo afora, ganhando inclusive o Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original.
Nota IMDB: 8,1

Beasts of no nation

Um dos primeiros filmes feitos originalmente pela Netflix, Beasts of No Nation é um drama de guerra que mostra uma situação que, infelizmente, é costumeira em países em guerra: o recrutamento de crianças como soldados. Uma guerra civil assola um país da África Ocidental e o menino Agu, morador de uma pacífica aldeia, se vê sem família e é capturado por unidade de soldados rebeldes, que fazem o menino pegar em armas e aprender técnicas de combate.

O filme retrata de forma crua a dura vida de uma criança que se vê obrigada a combater e viver o cruel cenário de uma guerra civil. Recebido de forma positiva pelo público, Beasts of No Nation tem em seu elenco o astro Idres Elba, que arrancou elogios da crítica com uma atuação primorosa, na pele do comandante das forças rebeldes. O filme foi tão bem recebido que foi indicado ao Leão de Ouro no festival de Veneza.
Avaliação IMDB: 7,6

Legítimo Rei

Um épico produzido pela própria Netflix, Legítimo Rei conta a história de Robert the Bruce, o rei escocês que teve a coragem de ir contra a coroa britânica, um reino muito mais poderoso em termos territoriais e de exército. Um dos grandes destaques a serem destacados em Legítimo Rei é a preocupação histórica ao contar essa história tão importante, inclusive com uma grande preocupação em mostrar batalhas históricas de uma forma visceral e sangrenta.

Na história de Legítimo Rei, vemos um rei Robert (interpretado por Chris Pine) elaborar estratégias e planos para finalmente livrar a Escócia do domínio inglês. Um dos grandes destaques no filme é a forma de como o diretor David Mackenzie explora as belas paisagens da Escócia, além das belíssimas encenações das lutas e a fidelidade dos cenários e vestimentas com o período medieval. Legítimo Rei foi uma das mais gratas surpresas a estarem disponíveis na Netflix nos últimos tempos e por conta disso, a produção merece um lugar cativo entre os melhores filmes a estarem presentes no serviço de streaming.
Nota IMDB: 7,0

A Grande Aposta

A Grande Aposta é um filme que retrata de forma clara o que aconteceu na crise imobiliária que começou em 2008. O filme é adaptado do livro do escritor Michael Lewis The Big Short: Inside the Doomsday Machine, que mostra as histórias cruzadas de investidores que estavam no olho do furacão na crise imobiliária de 2008. O filme conta com um elenco estrelado, com nomes como Ryan Gosling, Steve Carell, Christian Bale e Brad Pitt.

Até certo ponto, A Grande Aposta parece ser um filme didático sobre o mercado financeiro, em que celebridades como a atriz Margot Robbie aparecem para explicar um pouco sobre a complexidade da bolha que os Estados Unidos se encontrava. Entretanto, a produção se destaca muito mais pelo humor ácido e também apresenta uma dose de pessimismo, ao mostrar que os EUA se encontram com uma doença incapaz de ser curada: a irresponsabilidade econômica.

A história principal é focada em Michael Burry, que é interpretado por Christian Bale. O investidor excêntrico deduz que a economia americana se encaminha para a bancarrota. No filme vemos que muitos investidores começaram a apostar contra o sistema financeiro americano, mesmo isso parecendo loucura ou até mesmo imoral. A Grande Aposta foi um filme muito elogiado por crítica e público, ganhando até mesmo o Oscar de Melhor Roteiro adaptado em 2016.
Nota IMDB: 7,8

A Origem

A Origem é um filme aclamado, dirigido pelo também aclamado diretor Christopher Nolan.  As bases do filme se dão na ficção científica, em que um grupo de assaltantes possui uma inusitada máquina, cuja principal função é entrar nos sonhos das pessoas e permitir o roubo de informações privilegiadas. A trama do filme é bem complexa e seu controverso final ainda provoca discussões acaloradas, mostrando que realmente A Origem é uma dessas produções que marcou história no cinema.

A trama do filme foca principalmente no personagem Dom Cobb (interpretado por Leonardo DiCaprio), um ladrão especializado em roubar informações privilegiadas através do sonho das pessoas. A principal área em que Cobb atua é a espionagem industrial em que ele invade os sonhos de pessoas importantes para roubar segredos que podem definir o destino de grandes corporações. Cobb é acusado de cometer um terrível o que lhe impede de rever seus filhos e com o intuito de limpar sua ficha, ele acaba aceitando um complexo de trabalho que acaba colocando a sua vida e de seus comparsas em risco.

A produção do filme é primorosa, em que o espectador é presenteado com efeitos especiais de tirar o fôlego, além é claro de aproveitar as excelentes interpretações do elenco. Além de DiCaprio, o filme conta com muitos outros nomes consagrados, como Ellen Page, Joseph Gordon-Levitt e Tom Hardy. A Origem foi indicado a oito categorias do Oscar e levou quatro estatuetas para casa, além de fazer uma bilheteria mundial de mais de 800 milhões de dólares.
Nota IMDB: 8,8

A Hora Mais Escura

Um filme de viés claramente político, A Hora Mais Escura se deixa levar pelo patriotismo estadunidense, mas isso não tira a qualidade do filme, que mostra de forma meio fictícia/meio real a caçada do governo norte-americano ao terrorista Osama Bin Laden. O filme é dirigido por Kathryn Bigelow, que já ganhou um Oscar pela direção de Guerra ao Terror, de 2010, sendo que A Hora Mais Escura também oferece quase que um caráter documental ao espectador, com a sua narrativa repleta de nomes e eventos.

A atriz Jessica Chastain é o grande destaque no elenco, interpretando a espiã Maya, uma versão fictícia de uma agente real, que tem o nome preservado por ainda estar em atividade. O papel de Maya é determinante para o sucesso da missão e a interpretação de Chastain torna a personagem ainda mais interessante. A Hora Mais Escura é um filme que mistura ação, com trama política e conspiração, o que dá profundidade ao roteiro e deixa a película com diferentes camadas, podendo ser olhada com olhos críticos ou apenas como um bom filme de guerra.

Embora já se saiba boa parte do desfecho do filme, A Hora Mais Escura não deixa de ser um filme, afinal a produção de apoia em fatos reais para mostrar recentes acontecimentos da nossa história, ainda que numa visão unilateral. A atuação de Jessica Chastain lhe deu um Globo de Ouro e também lhe rendeu uma indicação ao Oscar.
Nota IMDB: 7,4

22 de Julho

O filme 22 de Julho é uma produção polêmica e aborda um tema bem delicado, mostrando de forma realista os acontecimentos dos atentados de 22 de julho, que ocorreram na Noruega. Nesse fatídico dia, o terrorista de extrema-direita Anders Behring Breivik planejou um grande ataque terrorista por conta própria, em resposta às políticas mais progressistas que a Noruega vinha adotando. Anders era absolutamente contra a políticas migratórias e o multiculturalismo, acreditando que a culpa dos males da Noruega era culpa da forte onda migratória que o país vinha ganhando.

Anders realizou um ataque a bomba em Oslo, em que oito pessoas morreram na explosão. Não contente, o terrorista ainda seguiu em direção à ilha de Utoya, em que ele abriu fogo contra uma multidão e matou mais sessenta e nove pessoas, em sua grande maioria, jovens e adolescentes. O detalhe é que a ilha de Utoya abrigava uma convenção do Partido Trabalhista norueguês, uma das representantes da esquerda no país.

No filme, é explorada a ação do terrorista norueguês, seu julgamento e também mostra o que acontece com os sobreviventes deste terrível dia. 22 de Julho é um filme intenso e conta uma história trágica, mas por fazer isso de forma primorosa, a produção merece um lugar cativo entre os melhores filmes da Netflix.
Nota IMDB: 6,8

Um Sonho de Liberdade

Baseado na obra de Stephen King, Um Sonho de Liberdade é um dos melhores filmes presentes no catálogo da Netflix. O filme conta uma história emocionante e embora seja uma produção da década de 90, o filme ainda é considerado uma dos melhores filmes dos últimos anos. O longa-metragem foi muito bem elogiado pela crítica, com elogios pela direção e também às suas interpretações do seu ótimo elenco. Ainda assim, o filme foi considerado um fracasso de bilheteria quando estreou, arrecadando apenas dezesseis milhões de dólares na sua exibição original.

O enredo do filme nos apresenta a história do banqueiro Andy Dufresne (interpretado por Tim Robbins), que é acusado de assassinar a mulher e seu amante, sendo sentenciados a duas prisões perpétuas para serem cumpridas na Penitenciária Estadual de Shawshank. Andy leva uma vida desgraçada na prisão, onde ele sofre abusos e violência. Entretanto, as coisas mudam quando Andy passa a trabalhar para o diretor da prisão, fazendo a contabilidade dos funcionários da penitenciária. Andy também conhece Red, que já estava na prisão durante um bom tempo e os dois criam uma grande amizade.

O filme foi bem recebido pela crítica especializada, quando foi originalmente exibido nos cinemas. O filme desde o começo foi comparado aos melhores dramas que se passam na prisão. O filme foi indicado para sete categorias do Oscar, além de ser indicado para vários outros prêmios mundo afora.
Nota IMDB: 9,3

Birdman

Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) é um premiado filme, dirigido por Alejandro González Iñárritu e ainda conta com grande elenco. O filme é protagonizado por Michael Keaton, interpretando Riggan Thomson, um ator que deixou sua glórias no passado, ao encarnar o super-herói Birdman, que se torna um ícone cultural. Riggan quer retomar a carreira e também provar o seu valor como ator, ao dirigir, roteirizar e estrelar uma famosa peça de teatro para a Broadway.

O filme faz um interessante e até engraçado paralelo com a carreira de Keaton, que ficou famoso por interpretar o Batman no filme de Tim Burton e após isso não teve muito sucesso com sua carreira em Hollywood. De volta ao filme, vemos o quanto Riggan se esforça para que seus planos vinguem e ele possa voltar aos holofotes, mas os problemas de sua vida pessoal fazem com que ele tenha grandes dificuldades em retomar a carreira. Ele precisa lidar com uma filha que o rejeita e de quebra ainda possui problemas com drogas, além disso, o próprio Riggan é atormentado pela sua consciência, que se manifesta na  figura de Birdman e faz com que o protagonista lide com problemas de dupla personalidade.

O filme de Iñarritu foi uma das obras mais premiadas de 2015, em que o diretor levou para cadas a estatueta do Oscar o produção foi indicada a 9 categoria e venceu 4 num total. A produção é primorosa, em que é possível destacar vários pontos, como atuação, fotografia, direção e trilha sonora.
Nota IMDB: 7,7

Cães de Aluguel

Cães de Aluguel é um marco do cinema das últimas décadas, afinal é o primeiro filme do diretor Quentin Tarantino e que já mostra as principais características do diretor. Tamanha é a grandeza de Cães de Aluguel, que a revista Empire coloca a produção como o “maior filme independente de todos os tempos”. O filme se inicia na icônica cena do restaurante, onde um grupo de homens discutem sobre diversos assuntos. Seis deles vestem ternos que combinam uns com os outros e ainda há duas outras pessoas. 

Já nessa primeira cena é possível ver as marcas de Tarantino como diretor, já que a clássica cena onde todo o grupo se encontra no restaurante é marcada por diálogos longos e até mesmo non sense. Num curto espaço de tempo já sabemos que todos esses homens são criminosos e estão tramando o assalto a uma joalheria. A história de Cães de Aluguel mostra o assalto em si e todas as consequências que o crime traz para o grupo. 

Cães de Aluguel não conseguiu ser um sucesso de bilheterias, mas marcou a estreia de Tarantino no grande circuito. Já em seu primeiro filme, o diretor apresenta algumas de suas marcas registradas, como os longos diálogos e também a trilha sonora com grandes clássicos e músicas marcantes.
Nota IMDB: 8,3

Fonte: cissa Magazine

veja também