Associativismo forte e coeso é o caminho seguro para o desenvolvimento da produção de leite na região

O associativismo tem se mostrado há séculos que é uma ferramenta de extremo valor e relevância para os produtores agrícolas no Brasil. Atualmente, os problemas relacionados a produção agropecuária sofrem com o desaquecimento econômico generalizado; com as mudanças climáticas e variações de mercado. Por isso, a união fortalece a todos.

Buscando ampliar as parcerias entre Associações de Produtores de Leite do Vale do Jiquiriçá, o senhor Sanney esteve em Maracás no dia 14/12/2021, acompanhado de Mário, Presidente da APROLAC em visita a Dr. João Lúcio Presidente da ASSOLEITE, junto com Adriano, Anselmo e Arnaldo. O objetivo da visita é articular uma união entre as Associações de Leite da Bahia.

Só existe um único caminho para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite: O ASSOCIATIVISMO FORTE, COESO E COM UMA ÚNICA LINGUAGEM

Entendendo que pequenas Associações são pouco representativas e sem uma centralização de todas associações e grupos de produtores de leite continuarão fracos, pouco representativos ou com atuação regional, com sentimento de fortalecidos, mas na verdade ainda fracos!

A Bahia tem um defeito de coletividade pelo bem maior, tem um caminho longo em busca de novas politicas de correções de atitudes a serem praticadas.

Muitas discussões com pouca ação não criará a nova cultura transformadora que muito ajudará a todos que trabalham produzindo leite na Bahia, portanto foi decidido iniciar este movimento de união, estabelecendo novos vínculos e políticas associativas, que promova o maior ativo de um grupo forte são as pessoas.

Contamos com cada um que interesse fazer parte deste movimento que foi iniciado também com a união da APROLEITE em Ipiaú. As ações já estão acontecendo, entre elas destaca-se:

A APROLAC – Associação dos Produtores de Lácteos Agronegócios e Congêneres – esta fazendo uma grande transformação em parceria com prefeituras e produtores, gerando riqueza principalmente para os pequenos.

O Agronegócio familiar já começou a “colher os frutos”, ou ordenhar mais leite de suas vacas e a APROLAC esta cumprindo sua missão de valorizar a família no campo e trazer mais dinheiro para mão dos que trabalham e precisam.

A Associação que está fortalecendo os produtores de LEITE do Vale do Jiquiriçá necessita desenvolver a produção de leite em toda região para fortalecer as famílias que precisam ter mais dinheiro para prosperar.

Para que isto dê certo precisamos criar condições dos laticínios trafegarem pela BA 553, estrada que liga Santa Inês a BR 116 a fim de viabilizar a logística de transporte.

Como esta estrada esta intransitável por década a atividade econômica de leite, verduras, frutas e comércio em geral esta prejudicando pequenos produtores e comerciantes.

Nós da APROLAC resolvemos buscar ajuda ao governo do estado, em Abril de 2021, Sr. Wilson Moura, parceiro da associação encaminhou Sr. Sanney D’ Andrade a estar com o vice governador, que foi prontamente recebido.

Entendendo que o fortalecimento da associação ajudaria a todos, principalmente os mais humildes o Sr. João Leão marcou para dia 12 de Maio de 2021 uma reunião com o prefeito de Nova Itarana, Danilo Italiano, que é também o presidente do consórcio CONVALE para estar presente a fim de alinhar sobre a obra de recuperação da estrada BA 553.

Saímos da reunião acreditando que isto vai acontecer…

Novamente dia 28 de Novembro de 2021, Sr. Sanney conseguiu falar com o vice governador que solicitou que toda semana o lembrasse sobre a recuperação desta importantíssima estrada que fortalece a economia de milhares de pessoas.

Neste período a APROLAC em parceria com os prefeitos Sandro Correia (Brejões), Antônio Sampaio (Irajuba) e o próprio Danilo Italiano (Nova Itarana) já tinha adquirido tanques de resfriamento de leite e colocado para os produtores iniciarem a produção de leite, esta união e apoio das prefeituras conseguiu criar uma nova atividade na economia, o que antes não existia com a produção de leite em maior escala hoje existe.
Os pequenos agricultores estão agradecidos com tudo isto, mas somente com a recuperação da estrada que liga a BR 116 com o Vale do Jiquiriçá poderemos levar esta parceria a todos outros municípios desta região.

A APROLAC entende que somente se envolvendo com tudo e todos que podem colaborar é que conseguiremos trazer riqueza para quem mais precisa.

veja também
error: Content is protected !!