I Festival de Cinema Maracás

O primeiro Festival de Cinema Maracás é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de filmes regionais. O Festival exibe trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração entre curtas e longa metragem. A realização do Festival  tem como objetivo principal desenvolver e promover uma cultura audiovisual em Maracás, estimulando novos talentos e capacitando os alunos de rede estadual e municipal de ensino, um contato direto com a cultura cinematográfica, valorizando as tradições culturais locais e seus artistas. 

I Festival de Cinema Maracás

A programação do Festival de Cinema Maracás será constituída por: Competição de filmes produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental e ensino Médio com competição especifica entre faixa etária com o objetivo principal de produção, exibição a promoção da obra audiovisual de curta-metragem no canal especifico do festival no You Tube e Facebook.

 O Festival de Cinema Maracás vai organizar um júri para a etapa de competição entre os curtas e longas produzidos em duas categorias, Ensino Fundamental e Ensino Médio, qualificando  e premiando os ganhadores. Além da exibição de filmes, o Festival também promove workshops, palestras e debates na produção de roteiros, filmagem e edição dos filmes produzidos.

O Professor Roberto Carlomagnum reeditou um o Filme Canários da Terra Seca, primeiro filme de longa metragem de Maracás produzido em 2014 com a Co-produção dos alunos de Oitavo e Nono ano do Colégio Normal Municipal de Maracás. O roteiro original do filme valorizou as paisagens da Caatinga e seus personagens interpretaram as dificuldades do povo. Os atores principais vão percorrer os caminhos do sertão e conhecer os desafios da vida na cidade de Maracás. Zanata, Buré e Zezé estão em busca de seus sonhos para melhorar a vida do Avô João.

Nessa aventura, a cidade de Maracás é o cenário de uma vida completamente diferente da zona rural e os netos de Seu João terão que se adaptarem. O campo e a cidade vão fazer parte das histórias deste filme que aborda as questões do abandono do campo, violência, agressões ao meio ambiente e o sistema educacional. As gravações foram realizadas no município de Maracás, utilizando as comunidades rurais de Capivaras, Espinho e Mundo Novo e a histórica cidade de Maracás. Nossa aventura começa agora!

Assista ao Documentário Maracás e suas histórias gravado em 2008 com as participações de Professor Clovis Pereira da Fonseca e Lelis.

I Festival de Cinema Maracás

Filme Encanto Profano

I Festival de Cinema Maracás

I Festival de Cinema Maracás

Filme Helena

I Festival de Cinema Maracás

Making Off dos alunos do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura

veja também