Jornalista e Escritora maracaense lança o livro “A manta Frederica no Reino do Mundo.

O livro infantojuvenil que a jornalista maracaense June Meireles acaba de lançar em Curitiba, ” A manta Frederica no Reino do Mundo”, é uma fábula que aborda temas atuais como: sustentabilidade, necessidade de evitar o desperdício e aproveitar melhor aquilo o que se compra. Na entrevista concedida ao Blog Bem Paraná, a escritora que tem uma carreira no jornalismo além  produções culturais em curtas metragens e documentários, conta que ficou motivada a escrever para crianças e adolescentes, mas não queria reproduzir o que já existe na literatura destinada a esta faixa etária. “As crianças e pré-adolescentes são muito rápidos em absorver informações novas. Por que não aproveitar isso para despertar neles uma consciência de responsabilidade com o meio ambiente, com a solidariedade e a empatia? Talvez já seja hora de parar de falar de castelos, príncipes e princesas. O reino agora é deste mundo que conhecemos”, sugere June, que não abre mão da linguagem lúdica e simbólica, que estimula a imaginação dos leitores mirins.

Jornalista e Escritora maracaense lança o livro "A manta Frederica no Reino do Mundo.

As ilustrações de Daphne Lambros e o projeto gráfico de Sonia Oleskoviscz faz referências as questões atuais como sustentabilidade, desperdício, consumismo e temas afins, dando à criança a oportunidade de pensar sobre suas atitudes a respeito do futuro do planeta. Dando vida a objetos que são descartados precocemente, a narrativa usa metáforas para chegar ao ponto que a autora considera importante fixar nos seus leitores. “Os objetos tem vida, sofrem quando são descartados, sentem medo e emoções” – define. “Com isso a criança acompanha, do ponto de vista deles – dos objetos – como é ser dispensado precocemente quando ainda se tem uma vida útil pela frente. É uma espécie de fábula para a sustentabilidade” – revela June Meireles em entrevista ao site Com Café.

Jornalista e Escritora maracaense lança o livro "A manta Frederica no Reino do Mundo.

O Livro pode ser adquirido virtualmente pelo site Livraria Curitiba e nas lojas virtuais Americanas, Shoptime e Submarino.

veja também