Lagedo do Tabocal – 33 anos de história

Nesta segunda-feira (13), a cidade de Lagedo do Tabocal, localizada na região sudoeste, a 330 km de Salvador (BA), comemora seus 33 anos de Emancipação Política.

Pablo

A Prefeitura de Lagedo do Tabocal em parceria com todas secretarias municipais, organizaram um grande evento comemorativo dessa data tão especial. O prefeito Marquinhos Sena e toda sua equipe programaram uma série de eventos esportivos e culturais para celebrar junto com toda comunidade, parabenizando todos os moradores do município por esses 33 anos de história.

A tradicional cidade é conhecida pela terra do café, mas ao longo desse tempo, novos investimentos na produção agropecuária, vem ampliando as atividades econômicas do município com destaque para produção de flores, leite e hortifruti. A querida Lagedo do Tabocal é famosa pela hospitalidade de seu povo que ao longo dos anos vêm preservando suas tradições.

A cidade é conhecida por possuir um clima de frio típico europeu, em dias de frio a temperatura chega a 12ºdevido a altitude de 890 m do nível do mar, por isso faz calor durante o dia e frio durante a noite.

A comunidade surgiu por volta de 1900, devido a concentração de famílias atraídas pela fertilidade do solo e disponibilidade de terras. Inicialmente denominado de Lajedo de José Anacleto, depois de Manoel Grande e posteriormente Lagedo do Tabocal. A denominação de Lagedo do Tabocal se deve a existência da grande quantidade de Tabocas (bambu) nas proximidades de um lajedo.

Cris Freitas

Durante a fase inicial de exploração agrícola, houve conflitos de terras, solucionados em 1922 através do programa de distribuição de terras. A boa adaptabilidade do solo na plantação de café, fumo, mandioca e feijão; contribuiu consideravelmente para a fixação das famílias na região.

Como área de influência, tem os povoados do Peixe, Morro das Rosas e concentração de mini e pequenos produtores na Fazenda Nova, Santana, Angico, São Pedro e Figueiredo. A comunidade vive em função da lavoura cafeeira no que tange à tratos culturais, colheitas e etc.

A comunidade, apesar de ser unida, não participava de atividade comunitária conjunta, só após o movimento em prol da emancipação política vem despertando interesse. Certificando-se de que a unidade poderá gerar-lhe melhores condições, Adalício Almeida da Silva, Reivaldo Moreira Fagundes e comunidade ingressaram na luta pela emancipação em 1985, quando surgiu a comissão pré-emancipação política de Lagedo do Tabocal, formando plebiscito pela emancipação em 13 de junho de 1989. O governador em exercício sancionou a Lei nº 5504, que transformou Lagedo do Tabocal em município, constituído apenas pelo distrito sede de mesmo nome.

Para celebrar esse aniversário, a Prefeitura de Lagedo do Tabocal em parceria com o Governo do Estado, através da Bahia Tursa promoveram a contratação do cantor Pablo, destaque no cenário nacional, o artista realizou um show inesquecível na praça municipal. As bandas Aboio de Vaqueiro, Cris Freitas e Cravo com Mel também se apresentaram nessa noite especial e contaram com um público da cidade e turistas de toda região que lotaram o espaço do evento. 

Essa linda história foi sendo construída ao longo do tempo, marcada por muito trabalho, criatividade e empreendedorismo que fazem de Lagedo do Tabocal um exemplo de município que conseguiu nesse curto período de tempo, se torna uma terra próspera e querida por todos. Parabéns Lagedo do Tabocal pelo 33 anos de história. 

Confira a Galeria de Fotos completa do Aniversário de 33 anos de Lagedo do Tabocal

veja também
error: Content is protected !!