O futuro do Facebook

O dono do Facebook, Mark Zuckerberg publicou na noite dessa terça (01/11) um importante comunicado referente ao futuro do da mais importante rede social do mundo. O Facebook vai aprimorar a segurança e a integridade de todos os serviços da plataforma, segundo Zuckerberg, proteger a nossa comunidade é mais importante do que maximizar os nossos Lucros. Destaca-se no texto alguns pontos estratégicos e novos investimentos em ampliação da plataforma de vídeos, transmissões ao vivo e novas ferramentas tecnológicas que serão lançadas em breve. A declaração mais polêmica é um ataque direto aos russos: “estou chateado por os russos terem tentado usar as nossas ferramentas para semear a desconfiança.” afirma Zurkerberg. Confira o longo trecho na íntegra e conheça um pouco mais das constantes mudanças que vão chegar no Facebook.

O futuro do Facebook

Acabamos de anunciar os nossos resultados trimestrais e a atualização da comunidade. A coisa mais importante que eu disse foi o trabalho que estamos a fazer para proteger a segurança e a integridade do nosso serviço. Estamos a investir tanto na segurança que vai afetar a nossa rentabilidade. Quero deixar claro qual é a nossa prioridade: proteger a nossa comunidade é mais importante do que maximizar os nossos Lucros.

Eis o que eu disse:

—–

A nossa comunidade continua crescendo, agora com cerca de 2.1 bilhões de pessoas que utilizam o facebook todos os meses, e cerca de 1.4 mil milhões de pessoas que a O Instagram também atingiu um grande marco neste trimestre, agora com 500 milhões de ativos diários. E vimos bons resultados no negócio, onde as receitas totais aumentaram 47 % ano-ano e tivemos o nosso primeiro trimestre com mais de 10 mil milhões de dólares em receitas.

Mas nada disso importa se os nossos serviços são usados de maneiras que não aproximam as pessoas — ou se a fundação da nossa sociedade é minada por interferência estrangeira.

Já expressa o quanto estou chateado por os russos terem tentado usar as nossas ferramentas para semear a desconfiança. Construímos estas ferramentas para ajudar as pessoas a ligar-se e a aproximar-nos. Eles usaram-nos para tentar minar os nossos valores. O que eles fizeram está errado e nós não vamos aceitar.

Agora, para aqueles que seguiram o facebook, sabes que quando nós as nossas mentes a alguma coisa, vamos fazê-lo. Pode ser mais difícil do que nos nós, pode demorar mais, e não vamos ser perfeitos, mas vamos fazê-lo. Estamos a trazer a mesma intensidade para estas questões de segurança que trouxemos para qualquer adversário ou desafio que enfrentamos.

O primeiro passo é fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar o governo dos EUA a obter uma imagem completa do que aconteceu. Nós já no congresso nos últimos dias sobre a atividade que encontramos nas eleições do ano passado. Estamos a trabalhar com o congresso sobre legislação para tornar a publicidade mais transparente. Acho que seria muito bom se tivesse feito bem. E mesmo sem legislação, já estamos a mover-nos por conta própria para trazer publicidade ao facebook para um nível de transparência ainda mais elevado do que os anúncios na tv ou noutros meios de comunicação. Isso é porque na mídia tradicional, não há forma de ver todas as mensagens que um anunciante está mostrando para diferentes públicos. Estamos prestes a começar a publicar uma ferramenta que te permite ver todos os anúncios que uma página está a ser feita e também um pacote de anúncios que os anunciantes políticos têm corrido no passado.

Também estamos a trabalhar com outras empresas de tecnologia para ajudar a identificar e a responder a novas ameaças, porque, como já vimos, se houver uma ameaça de segurança nacional que envolva a internet, irá afectar muitas das grandes empresas de tecnologia. E nós nós uma série de passos para ajudar a manter este tipo de interferência fora da nossa plataforma.

Isto faz parte de um enfoque muito maior na protecção da segurança e da integridade da nossa plataforma e da segurança da nossa comunidade. Vai além das eleições e significa reforçar todos os nossos sistemas para evitar abusos e conteúdos nocivos.

Estamos a fazer muito aqui, com investimentos em pessoas e tecnologia. Alguns deles estão focados em encontrar maus atores e maus comportamentos. Alguns estão focados em remover notícias falsas, discurso de ódio, bullying e outros conteúdos problemáticos que não queremos na nossa comunidade. Já temos cerca de 10,000 pessoas a trabalhar em segurança e segurança, e estamos a planear duplicar isso para 20,000 no próximo ano para melhorar a aplicação dos nossos padrões da comunidade e rever os anúncios. Em muitos lugares, estamos a duplicar ou mais os nossos esforços de engenharia focados na segurança. Também estamos a construir uma nova ia para detectar maus conteúdos e maus actores, tal como fizemos com a propaganda terrorista.

Estou a falar a sério sobre isto, e a razão de eu estar a falar sobre isto na nossa chamada de ganhos é que eu já as nossas equipas para investir tanto em segurança — em cima dos outros investimentos que estamos a fazer — Que vai Significativamente significativamente a nossa rentabilidade, e queria que os nossos investidores ouvir isso directamente de mim. Penso que isso irá tornar a nossa sociedade mais forte e, ao fazê-lo, será bom para todos nós a longo prazo. Mas quero esclarecer qual é a nossa prioridade: proteger a nossa comunidade é mais importante do que maximizar os nossos Lucros.

Portanto, a segurança e a integridade do nosso serviço serão um grande foco. Para além disso, o nosso foco está a construir a comunidade. Eu falei sobre este último trimestre quando nós a nossa missão para nos foco na construção da comunidade para aproximar o mundo, e isso é mais importante agora do que nunca. E isto entra no nosso roteiro para os próximos 3, 5 e 10 anos.

Ao longo dos próximos três anos, a maior tendência dos nossos produtos será o crescimento do vídeo. Isto vai para o compartilhamento, onde já vimos histórias no instagram e status no whatsapp crescem muito rapidamente, cada um com mais de 300 milhões de ativos diários, e também para consumir conteúdo de vídeo. Lançamos recentemente a guia watch, onde você pode descobrir programas, seguir os criadores, conectar-se com pessoas assistindo a um episódio, e participar de grupos com pessoas com interesses semelhantes para criar a comunidade.

Mas à medida que o vídeo cresce, é importante lembrar que o facebook é sobre aproximar as pessoas e permitir interações sociais significativas; não é principalmente sobre conteúdo passivamente. A pesquisa mostra que interagir com amigos e familiares nas mídias sociais tende a ser mais significativo e pode ser bom para o nosso bem-estar, e isso é o tempo bem gasto. Mas quando nós passivamente o conteúdo, isso pode ser menos verdade.

Quando bem feito, o vídeo aproxima-nos. Nós achamos que comunidades formadas em torno de vídeo como programas de tv ou esportes criam um maior sentimento de pertença do que muitas outras comunidades. Nós achamos que os vídeos ao vivo geram 10 x o número de interações e comentários como outros vídeos. Mas com demasiada frequência neste momento, ver o vídeo é apenas uma experiência de consumo passivo. O tempo gasto não é um objectivo por si só. Queremos o tempo que as pessoas gastam no facebook para incentivar interações sociais significativas.

Por isso, vamos concentrar os nossos produtos em todas as formas de construir a comunidade em torno do vídeo que as pessoas partilham e vêem. Isso é algo que o facebook pode fazer.

A avançar, ao longo dos próximos cinco anos, espero que façamos bons progressos em várias iniciativas novas.

No envio de mensagens, hoje já mais de 20 milhões de empresas estão a comunicar com os clientes através do Messenger. Agora estamos começando a testar recursos comerciais que tornam mais fácil para as pessoas fazerem o mesmo tipo de conexões com empresas através do Whatsapp.

Nós estamos atuando em mercado para o Canadá e 17 países em toda a Europa, dando às pessoas a capacidade de descobrir, comprar e vender coisas nas suas comunidades locais. Hoje mais de 550 milhões de pessoas estão usando o marketplace e os grupos de compra e venda no facebook para se conectar com outras pessoas para transações.

Também estamos a ver bons progressos com o workplace, ajudando as empresas a ligar as suas próprias equipas internamente através das suas próprias versões do Facebook. Já faz menos de um ano desde que lançamos o workplace, e hoje mais de 30,000 Empresas estão a usá-lo. Este trimestre, nós-nos no walmart, o maior empregador dos EUA.

Nos próximos 10 anos, estamos a trabalhar nas tecnologias fundamentais necessárias para aproximar o mundo.

Estou orgulhoso do trabalho que estamos a fazer com a al. Estamos agora a usar a aprendizagem de máquinas na maior parte do nosso trabalho de integridade para manter a nossa comunidade segura. Quando o furacão Maria atingiu porto rico, nós utilizados ai para olhar para imagens de satélite e identificar onde as pessoas poderiam viver e precisar de conectividade e outros recursos. O progresso em ai pode desbloquear muitas oportunidades, por isso este trimestre abrimos um novo laboratório de pesquisa de ia em Montreal e estamos a construir outro laboratório em Paris também.

Este trimestre nós o oculus ligar, e nós anunciou o oculus go — Nosso primeiro headset de todos os tempos, que é ótimo para sentir que você está presente com alguém quando não pode estar fisicamente juntos em pessoa. É óptimo para jogar, ver filmes, ou sair com amigos. A 199 dólares, pensamos que vai ajudar-nos a trazer grandes experiências de realidade virtual a mais pessoas. É para o ano que vem.

No ligar, eu também mostrei o nosso novo protótipo de Santa Cruz — Que é a primeira vez que qualquer companhia tem mostrado a experiência completa de rastreamento posicional em um fone de ouvido autônomo e controladores. É uma grande conquista técnica, e estou à espera de pôr isto nas mãos dos programadores no próximo ano.

A fim de apoiar o crescimento da nossa comunidade, temos de continuar a investir na nossa infra-estrutura. Este trimestre, nós o nosso novo centro de dados de albany, e nós que nós o nosso 11º maior centro de dados no condado de Henrico, na Virgínia. Como sempre, todos os nossos novos centros de dados são alimentados por 100 % de energia renovável.

Estes investimentos a longo prazo são importantes para o futuro da nossa comunidade. Podemos fazer muito para ajudar a conectar pessoas através de telefones e computadores, mas muito mais será possível em um mundo onde toda a gente tem acesso à internet, onde ai melhora todos os nossos serviços, e onde podemos basicamente teletransportar em qualquer lugar ou estar dentro de qualquer pessoa a qualquer momento Quero.

Com todas as questões que enfrentamos, seria muito para investir na resolução desses problemas. Mas sabemos que temos também a responsabilidade de entregar estes avanços técnicos e científicos fundamentais para cumprir a promessa de aproximar as pessoas, por isso vamos continuar a fazer investimentos significativos, em direcção ao futuro.

Fizemos alguns progressos, este ano. Em todo o lado, temos muito trabalho para entregar na nossa missão de aproximar o mundo, mas estamos a comprometer-nos a subir ao desafio e a fazer o que precisamos para a nossa comunidade. Graças a todos vocês por fazerem parte desta viagem, e estou à espera da estrada à frente.

veja também