“Para o mundo que a gente vivia não vamos poder voltar”, diz Atila Iamarino sobre a pandemia do coronavírus
O Programa Roda Viva da TV Cultura, na noite dessa segunda (30) bateu o recorde de audiência ao receber o biólogo Atila Iamarino. Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, ele entende como poucos de doenças como o coronavírus.
Questionado sobre o combate ao coronavírus no Brasil, o pesquisador foi enfático: “O melhor que a gente faz é seguir com o isolamento e a quarentena”.
Atila fez uma análise dos danos do vírus: “A Covid mata de 10 a 20 vezes mais que o vírus da gripe comum, hospitaliza de 10 a 20 vezes mais pessoas que a gripe comum, então ela satura o Sistema de Saúde muito rapidamente, ela pode se transmitir para duas a três pessoas logo em seguida, isso é mais viral que memes na internet, que normalmente se espalham para duas pessoas ou menos, em média”.
O pesquisador ressaltou a importância de testes para toda a população e o detalhamento dos números de cada cidade brasileira: E não tem dúvidas em afirmar: se não forem tomadas as devidas providências, o mundo vai enfrentar um cenário de apocalipse.
Fundador da maior rede de blogs de ciência do País, o Science Blogs Brasil, Iamarino alerta que o Brasil precisa parar e só devem ser mantidas as atividades essenciais.
Fonte: TV Cultura