Patrimônio de Maracás

O crescimento da cidade de Maracás, vem promovendo grandes transformações no patrimônio arquitetônico e consequentemente na conservação do acervo histórico do município. A importância do resgate do Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico constitui um valor imprescindível na formação da identidade de um povo e na valorização de sua história. Soma-se também compreender como todos esses elementos foram construídos, e isso Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento que foram constituídos.

Nesse sentido, há uma necessidade de formação urgente da criação de um Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural com caracteres normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, composto por um quadro misto – poder público e sociedade civil – num processo participativo, quantos aos deveres e direitos à preservação e conservação dos traços característicos culturais das edificações no centro histórico cultural de Maracás, bem como a ratificação e registro dos fazeres, saberes, sentires e falares da cultura popular maracaense.

Portanto, conhecer e valorizar a cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Diante disso, é fundamental valorizar a cultura popular e sua história, discutir ações que programarão políticas públicas efetivas para a proteção do acervo arquitetônico, compreendido no sítio histórico cultural maracaense, como também, sobre o processo de registro de bens culturais imateriais.

 
veja também