Patrimônio de Maracás

O crescimento da cidade de Maracás, vem promovendo grandes transformações no patrimônio arquitetônico e consequentemente na conservação do acervo histórico do município. A importância do resgate do Patrimônio Histórico Cultural e Arquitetônico constitui um valor imprescindível na formação da identidade de um povo e na valorização de sua história. Soma-se também compreender como todos esses elementos foram construídos, e isso Inclui os mitos, símbolos, ritos, todas as crenças, todo o conjunto de conhecimentos e todo o comportamento que foram constituídos.

Patrimônio de Maracás

Nesse sentido, há uma necessidade de formação urgente da criação de um Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico Cultural com caracteres normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador, composto por um quadro misto – poder público e sociedade civil – num processo participativo, quantos aos deveres e direitos à preservação e conservação dos traços característicos culturais das edificações no centro histórico cultural de Maracás, bem como a ratificação e registro dos fazeres, saberes, sentires e falares da cultura popular maracaense.

Patrimônio de Maracás

Portanto, conhecer e valorizar a cultura são auto-afirmações do que somos. Do contrário, poderemos ser conduzidos por qualquer maré que chega. Diante disso, é fundamental valorizar a cultura popular e sua história, discutir ações que programarão políticas públicas efetivas para a proteção do acervo arquitetônico, compreendido no sítio histórico cultural maracaense, como também, sobre o processo de registro de bens culturais imateriais.

 
veja também