Perigo: Parque dos Eucaliptos e o risco constante de queda de árvores e galhos

Um dos espaços públicos mais importantes da cidade de Maracás, o Parque dos Eucaliptos, popularmente conhecido como Bangalô, faz parte da história de Maracás, mas esse espaço apresenta sérios riscos aos frequentadores e aos moradores que moram nas proximidades do parque.

RETIRADA DAS ÁRVORES NO BANGALÔ

Nas cidades em que a arborização urbana não foi planejada ou não há o manejo adequado, esse risco se agrava pela escolha inadequada do local ou das espécies de árvores. O plantio dos eucaliptos que é uma espécie de madeira fraca, resistência mecânica baixa e grande porte, somado de baixa resistência ao apodrecimento e ao ataque de formigas e cupins, além adesua arborização ser muito antiga, há mais de 70 anos, transforma esse espaço em um espaço de risco, comprometendo a segurança de todos.

PARQUE DOS EUCALIPTOS EM MARACÁS

Os eucaliptos não são apropriados para o ambiente urbano, portanto todo parque vai ter que passar por modificações importantes para garantia da segurança dos frequentadores e moradores nas proximidades do parque.
Uma árvore desse tipo fora do ambiente florestal, sem estar escorada por outras árvores, é uma bomba-relógio. É só uma questão de tempo para ela ter uma carga muito elevada, muito alta para o sistema radicular sempre comprometido e principalmente pela ação do tempo, necessitando de intervenções constantes.

ÁRVORE DANIFICADA PELA AÇÃO DO TEMPO E PRAGAS
AÇÃO DE RETIRADA DE ÁRVORES PELA PREFEITURA



veja também
error: Content is protected !!