A história de um Mito – Porsche 911

Lançado em 1963, o Porsche 911 chega aos 40 anos em plena forma. Nenhum outro carro esporte conseguiu isso. O carro esporte mais bem sucedido de todos os tempos está fazendo 40 anos. Apresentado em setembro de 1963, o Porsche 911 chega a 2003 em plena forma, com aura de vencedor e, principalmente, como uma lenda da história do automóvel.

Nenhum outro carro de sua categoria conseguiu permanecer tanto tempo no mercado sem alterar seu conceito básico. Não é preciso forçar a vista para reconhecer, nos novos modelos, a herança do 901 apresentado em 1963. O que mudou, e muito, foram a mecânica – alterada constantemente na busca por mais desempenho – e a dotação de equipamentos de conforto e segurança, acompanhando (na verdade, muitas vezes iniciando) a evolução tecnológica de cada época.

É verdade que o 911 de 2003 não tem um único parafuso em comum com o modelo de 1963. O conceito básico, porém, permanece inalterado: motor de alto desempenho alojado na traseira, assegurando agilidade e boa tra- ção nas rodas traseiras, otimizando a distribuição de peso e a frenagem. Nestes 40 anos, o motor 6 cilindros boxer quase dobrou de cilindrada e triplicou sua potência: o motor original, refrigerado a ar, tinha 130 cv contra os 420 cv atuais do 911 Turborefrigerado a água. Mesmo assim, manteve uma característica fundamental: um uivo inconfundível.

A história do 911 começou ainda no final da década de 1950. O modelo 356, projetado por Ferry Porsche e lançado em 1950, começava a se tornar obsoleto. Embora tenha passado por mudanças significativas de estilo e mecânica, o 356 enfrentava limita- ções de desempenho por conta do seu motor de quatro cilindros, que já tinha atingindo seu limite. Mais: a Porsche estava firmando seu nome nas competições com modelos mais potentes e com motores mais sofisticados. Ferry Porsche percebeu em 1959 que a solução seria um automóvel totalmente novo.

A proposta era ambiciosa, principalmente levando em conta que na época a Porsche era uma companhia pequena, com cerca de 1.000 funcionários. Ferry fez apenas duas exigências básicas: o novo carro teria que ter um motor mais forte e ser mais confortável que o 356. Deixou claro também que ficaria muito contente se pudesse acomodar no novo Porsche, “sem o menor problema”, uma sacola de tacos de golfe.

A evolução do 911, ano a ano

1963 

O Porsche 901 é apresentado no salão do automóvel de Frankfurt.

1964

• Início das vendas, já com o nome definitivo 911. O motor 2,0 litros desenvolvia 130 cv, permitindo ao carro atingir 210 km/h.

1965

• Percebendo que havia mercado para um modelo mais barato, a Porsche lança o 912. A carroceria é a mesma do 911, mas o motor, herdado do 356, tem 4 cilindros e 1,6 litros, desenvolvendo 90 cv. • Apresentação da versão Targa (teto acima dos passageiros e vigia traseira em lona, coluna central rígida). Essa solução, criada pela Porsche, é copiada até hoje. O termo “targa” (homenagem à Targa Florio, corrida disputada na Itália entre 1906 e 1977) passa a denominar todo carro com esse tipo de carroceria.

1966

• Lançamento da versão 911S, já integrando a linha 1967. Foi a primeira das muitas vezes em que o motor do 911 teve sua potência aumentada – o motor de 2,0 litros passou a ter 160 cv, permitindo chegar a 225 km/h. Em configuração de corrida, o motor tinha 210 cv e foi usado nos Porsche 904 e 906. Também foram feitas mudanças na suspensão e introduzidas as famosas rodas “Fuchs”, consideradas as mais típicas dos primeiros Porsche.

1967

• Apresentada a versão 911T, como modelo 1968. Tinha motor de 110 cv e câmbio de 4 marchas.

• A Porsche passa a oferecer a opção do câmbio Sportomatic, uma caixa semi-automática com quatro marchas, equipada com um conversor de torque e uma embreagem elétrica acionada sempre que o motorista troca de marchas. Esse câmbio mantevese na linha até 1980.

1968

• A Porsche passa a ter representação oficial no Brasil por intermédio da Dacon. Chegam ao País os 912E, criados especificamente para o mercado brasileiro para se adequar à legisla- ção de importação da época.

• Primeiro desenvolvimento significativo na carroceria: distância entre-eixos aumentada de 2.211 para 2.268 mm e alterações na suspensão dianteira trazem um novo padrão de dirigibilidade.

• No final do ano, o 912 deixa de ser fabricado.

1969

• Introdução do câmbio de cinco marchas. A cilindrada do motor é aumentada para 2,2 litros (2.195 cm³). Com isso, os 911 “T”, “E” e “S” passam a desenvolver, respectivamente, 125, 155 e 180 cv.

1970

• O Targa passa a ter vigia traseira em vidro. 1971 • Novo aumento de cilindrada (2.341 cm³), valendo para a linha 1972. Potência das versões 911 T, E and S aumenta para 130, 165 e 190 cv.

1972

• A denominação Carrera aparece pela primeira vez no 911 e marca a subida de cilindrada para 2,7 litros. Com 210 cv, pode chegar a 245 km/h. 1973 • Lançamento do Carrera RS, com motor de 2,7 litros. A Porsche homologa também a configuração Carrera RSR, específica para corridas e que consegue suas primeiras vitórias ainda nesse ano.

1974

• Apresentado o 930, primeiro carro esporte do mundo equipado com motor turbo de série (3,0 litros, 260 cv). Anos depois, ele seria rebatizado como 911 Turbo. A versão RSR Turbo, de corrida, desenvolve 500 cv.

1975

• A Porsche torna-se o primeiro fabricante do mundo a usar carroceria galvanizada em ambos os lados. Passa a oferecer garantia de 6 anos contra ferrugem.

1976

• Motor de 3,0 litros, agora em alumí- nio, substitui o de 2,7 litros na versão Carrera. • Em sua primeira temporada, o Porsche 935 (modelo de corrida preparado de acordo com as especificações do Grupo 5) vence várias corridas e também o Campeonato Mundial de Marcas. Repetiria a conquista em 1977 e seria usado com sucesso por equipes particulares até meados dos anos 1980.

1977

• No dia 3 de junho, sai da linha de produção um 911S 2.7, o 250.000º Porsche produzido desde o começo das atividades da empresa, em 1948.

• Novo sistema de injeção de combustível reduz o consumo do 911 SC (3,0 litros, 180 cv) em 17% em relação ao modelo anterior.

• Apresentado o 911 Turbo modelo 1978, com motor de 3,3 litros e 300 cv de potência e freios herdados do 917 de competição.

1978

• Surge o 911 mais potente da história: o 935 “Moby Dick”, modelo de corrida com motor turbo de 3,2 litros. Desenvolvia nada menos que 845 cv.

1979

• O Porsche 911 torna-se o primeiro carro esporte de alto desempenho a receber conversor catalítico, seguindo as normas norte-americanas de controle de emissões.

• Um 935 da equipe particular Kremer vence a 24 Horas de Le Mans.

1982

• Quase 20 anos após seu lançamento, o 911 ganha pela primeira vez uma versão conversível.

1983

• Apresentado no Salão do Automóvel de Frankfurt o protótipo do Porsche 959, um 911 com tração nas quatro rodas e modificado para se enquadrar ao Grupo B da FIA para competições de rally.

• Novo sistema de injeção eleva a potência do motor de 3,2 litros para 231 cv (linha 1984). Raio-X de um 911 da geração “996”: uma jóia mecânica. O Turbo da geração “993”: mais que o triplo da potência do 911 de 1963.

1984

• Vitória no Rally Paris-Dakar com um 911 SC 4×4. • Produzido o 200.000º Porsche 911.

1985

• Início das vendas do 959, equipado com motor turbo e tração nas quatro rodas controlada eletronicamente.

• Introdução de barras laterais de proteção para proteger os passageiros de eventuais impactos.

• Garantia contra corrosão passa de 6 para 10 anos. 1986 • O 959 vence o Rally Paris-Dakar.

1987

• Apresentado no salão de Frankfurt o 911 Speedster, uma série especial comemorativa dos 25 anos do 911. Sua característica era o pára-brisa mais baixo, referência direta ao Porsche 356 – o modelo que foi substituído pelo 911.

1988

• Apresentação do Carrera 4 e comemoração do 25º aniversário do 911. O motor, com 3,6 litros, chega a 250 cv.

1989

• No 80º aniversário do professor Ferdinand “Ferry” Porsche, a companhia apresenta o novo Carrera, batizado internamente como “964”. Surge o câmbio Tiptronic.

1992

• Após breve interrupção, o 911 Turbo volta a ser fabricado, agora com 320 cv de potência, integrando a linha 1993.

1993

• Apresentação de uma nova geração, denominada internamente como “993”. Além de ter novas carroceria e suspensões, o motor refrigerado a ar conta com tuchos hidráulicos e passa a desenvolver 272 cv.

• Disputada a primeira edição da Porsche-Pirelli Supercup, campeonato monomarca aberto exclusivamente ao 911, com corridas disputadas nas mesmas datas e locais dos GPs de Fórmula 1 disputados na Europa.

1994

• Stuttgart Sportcar abre sua primeira concessionária e passa a vender carros Porsche no Brasil.

1995

• O Turbo volta à cena, agora com duas turbinas. A cilindrada permanece (3,6 litros), mas a potência sobe para 408 cv. • Surge o 911 GT2, uma versão mais leve e potente do Turbo.

• Outro modelo volta à linha de produção: o Targa, agora com teto de vidro.

1996

• O 911 GT1, feito especialmente para corridas, dependia da existência de uma versão de rua para ser homologado. A Porsche constrói uma pequena série de GT1 com motor turbo de 3,2 litros (544 cv), que chegava a 310 km/h.

1997

• A Porsche passa a ser representada no Brasil pela Stuttgart Sportcar.

• O Porsche 911 passa pela reformulação mais marcante de sua história. Com o nome-código “996”, ganha motor refrigerado a água. A carroceria, reestilizada, passa a ter dimensões internas e externas maiores do que antes.

1998

• Comemoração do 50º aniversário da Porsche.

• Dois Porsche 911 GT1 terminam nos dois primeiros lugares na 24 Horas de Le Mans.

• Volta do 911 Cabriolet.

1999

• O novo 911 GT3 consegue uma marca histórica: o bicampeão mundial de rally, Walter Rohrl, consegue percorrer os 22,8 km do traçado original do circuito de Nurburgring, na Alemanha, em 7min56s33. É a primeira vez que um carro esporte original rompe a barreira dos 8 minutos nesse circuito, considerado o mais difícil do mundo.

2000

• Apresentado o 911 Turbo. Seus 420 cv, sua aceleração de 0 a 100 km/h em 4s2 e a tração integral fazem dele o esportivo de produção mais veloz e estável do mercado. 2001 • Mudança no desenho dos faróis dianteiros.

• Volta a versão GT2 (como modelo 2002), com motor baseado no do 911 GT1 de 1998. Motor biturbo de 3,6 litros passa a ter 462 cv, sendo capaz de levar o carro a 315 km/h. 2002

• Motor do 911 Carrera passa de 3,4 para 3,6 litros, ficando com 320 cv de potência.

• Após quatro anos, a Porsche volta a oferecer a versão Targa com teto de vidro.

• Lançado o Carrera 4S, combinando motor aspirado e carroceria do Turbo. 2003 • GT3 volta a ser fabricado após um ano. Passa a desenvolver 381 cv (antes, 360 cv), vai de 0 a 100 km/h em 4s5 e chega a 306 km/h. É mais potente 911 com motor aspirado.

• Lançamento de três novas versões: 911 Carrera 4S Cabriolet, 911 Turbo Cabriolet e 911 GT3 RS – este, uma sé- rie especial de 200 unidades, feita para homologar o modelo em corridas.

• Porsche coloca à venda um número limitado (1.963 carros) da edição comemorativa “911 40º Aniversário”.

2004

Os faróis do Boxster ficaram de lado no lançamento do 997, que retomou o formato ovalado com os piscas separados. Um dos modelos, o Carrera S, apresentou motor de 3,8 litros com incríveis 355cv. No chassi, a principal mudança foi a adição do gerenciamento de suspensão ativa como equipamento de série. O 997 teve mais de 24 edições diferentes do veículo: Carrera, Targa, Cabriolet, Turbo, GTS, tração traseira ou integral, edições de rua do GT e séries especiais.

2011

Com a classificação interna de 991, o mais recente Porsche 911 representou o salto técnico mais significativo de toda a linha de produção, que em 2013 completou 50 anos. No desempenho, sua construção híbrida de aço e alumínio diminuiu o peso do carro e, como inovação, trouxe uma caixa de câmbio manual de sete velocidades. Boa parte do ganho no desempenho também se deu à menor cilindrada do motor do Carrera. Suspensão nova com distância entre-eixos maior, rodas e pneus maiores, bitola mais larga e outras adaptações fazem dele um exemplo de conforto. Até que seja lançada a próxima geração, o 991 é o que de melhor já existiu na produção do Porsche 911.

 

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