A tradicional folia das Caretas em Maracás

O mais antigo e tradicional evento carnavalesco de Maracás é a folia das caretas. Durante esse período as ruas de Maracás são tomadas por grupos de mascarados que levam alegria e diversão.

Os caretas de Maracás

Essa tradição é muito antiga, durante os dias da folia, centenas de jovens transformam nos “caretas”, figuras festeiras multicoloridas e sem identidade.

Essa folia é repassada ao longo do tempo, os participantes criam as fantasias com uma inventividade, cuidando de cada detalhe no figurino e na máscara. É um costume antigo que se renova a cada ano.

Tradicional evento carnavalesco

A manifestação cultural faz parte do patrimônio imaterial do município e precisa de uma política de valorização e incentivo cultural. De acordo com moradores, a origem da festa surgiu de forma espontânea com moradores do bairro Cuscus.

As Caretas de Maracás mantém a tradição de levar alegria, fantasia, cores e a magia para o carnaval da cidade. E esse ano, a tradição continua ainda mais fortalecida. Vestidos com fantasias coloridas e máscaras assustadoras, os caretas viraram marca do carnaval de Maracás, uma cultura que atravessa gerações e é símbolo da festa de Carnaval da cidade.

Grupos de Caretas em Maracás
veja também
error: Content is protected !!