Desde os anos 30, os designers automotivos procuram antecipara as tendências para os veículos. É comum vermos muitos carros-conceitos, mas quando pensamos em caminhões, as novas ideias são mais restritas. Por isso, é bem interessante acompanhar tudo que está sendo pensado para o futuro dos caminhões.
–
Pensando nisso, selecionamos uma lista sensacional de projetos das principais marcas de caminhões do mundo, tanto de designer independentes como das próprias fabricantes. As marcas de todos as propostas apresentadas envolvem Man, Scania, Volvo, Fuso, Mercedes-Benz, entre outras. Merece um destaque bem especial as sempre polêmicas e curiosas propostas do Luigi Colani. Os desenhos contemplam caminhões de vários tipos e segmentos, tornando ainda mais interessante a lista.
–
Parece que os veículos comerciais têm sido o conceito de tendência para muitos fabricantes ao longo dos últimos anos. A Mercedes-Benz em particular revelou a nova adição de caminhões do futuro que é chamado de Urban e-Truck.
–
O Urban e-Truck é um conceito que pretende promover uma maneira “limpa e sustantável” de conduzir negócios comerciais locais. Dado que este veículo tem um alcance de apenas 200 km, seria mais adequado para entregas rápidas, apesar de ser capaz de gerir uma carga útil de cerca de 26 toneladas. Devido à imensa bateria de 212 kWh, o e-Truck urbano é cerca de 1.700 kg mais pesado do que um caminhão diesel convencional. O motor é intregado às rodas traseiras, através de um par de motores elétricos.
Curiosamente, o Urban eTruck Concept não é autônomo, mas graças à sua variedade de modos de condução e atualizações de tráfego, parece simples o suficiente para pilotar. O motorista também obter um aplicativo smartwatch nifty que lhes fornece informações sobre horas de trabalho e status do veículo. Então, quando veremos esse conceito na estrada? Bem, a Mercedes-Benz diz veículos de produção padrão deste tipo “seria concebível” a partir de 2020.
Procurando seguir a mesma linha, surge agora uma nova empresa chamada Nikola Motor, que pretende trazer grandes inovações com a apresentação de um caminhão híbrido-elétrico. Esse projeto ainda está em fase bem inicial, mas é um importante indicativo de quais podem ser as futuras tendências no transporte pesado. O nome do caminhão é Nikola One e chama a atenção o fato de contar com seis motores elétricos (um em cada roda). No somatório, a potência chega a inacreditáveis 2.027cv, sendo o torque de mais de 511 kgfm.
Para alimentar esse motores, o Nikola One deverá contar com uma bateria de 320 kWh que dispensa o carregamento. Isso porque o caminhão híbrido-elétrico também será equipado com uma turbina (relativamente parecida com a de aviões, movida a gás natural). Dessa forma, ele terá um tanque pressurizado de 567 litros de GNV. O foco é reduzir o custo operacional pela metade. Além disso, ele terá condições de fazer o 0 a 100 km/h em 30 s (carregado), que também é bem mais rápido do que modelos a diesel.
De acordo com comunicado da empresa, o Nikola One já teria recebido mais de 7.000 encomendas. Caso confirmadas, elas poderiam gerar ao todo 2.3 bilhões de dólares (lembrando que cada reserva foi no valor de 1.500 dólares, arrecadando o montante de 10.5 milhões de dólares.
–
A Nikola Motor acaba de cumprir sua promessa e revela o protótipo do seu revolucionário caminhão Nikola One. Veja nos vídeos abaixo as primeiras imagens da apresentação oficial. De acordo com a companhia, a expectativa é de que ele chegue ao mercado na versão de produção em 2020. Até lá, os dados técnicos iniclamente comentados deverão ser confirmados. Ele deverá usar hidrogênio e a empresa irá construir estações de carregamento nos Estados Unidos e Canadá.
O seu sistema também permitirá seguir sempre a rota mais lucrativa, além da cabine oferecer mais conforto e segurança ao motorista. Agora vamos aguardar novas confirmações. Enquanto isso, o primeiro vídeo é resumido e mostra detalhes do protótipo externamente e o segundo traz imagens do surpreendente interior. Já o terceiro vídeo contempla toda apresentação do modelo que promete revolucionar o mercado de caminhões.
–