Clássicos inesquecíveis do Rock

O Rock é um estilo musical contagiante e possui bilhões de seguidores pelo mundo. Começamos a entender o motivo pelo qual o nome Rock tem o significado de balançar alguém ou algo. Ele também pode significar pedra , rocha, ou algo precioso. Além de ser um estilo musical, o rock é um estilo de vida. O significado de balançar era e sempre foi no intuito de mostrar que há coisas boas na vida a se fazer, como por exemplo dançar. Por isso é um estilo de vida inspirador para espantar as más vibrações .

O gênero contribuiu e marcou a história de movimentos sócios-culturais do século 20. Assim a música deixou de ser propriedade da classe dominante e passa a ser do povo. A letra, o conteúdo do gênero, tem significados de modo de vivência social e postura. Com sua informação através das letras, faz as pessoas refletirem o modo de vida e sua postura na sociedade. As canções e Bandas são eternizadas, consolidadas e reconhecidas atualmente pelo seu grande impacto em movimentos políticos, sociais e culturais.  Confira uma lista de músicas inesquecíveis do Rock pela Carlomagnum.

Guns N’ Roses – November Rain

De acordo com Tracii Guns, ex-guitarrista e membro fundador do Guns N’ Roses, Axl vinha a trabalhar nessa música desde 1983 e, assim como “Estranged”, ela foi inspirada na relação dele com Erin Everly, sua esposa na época. O video musical da canção, também lançado em 1992, venceu um MTV Video Music Award para Melhor Cinematografia e foi inspirado no conto intitulado Without You, de Del James. O vídeo é atualmente o 13 º mais caro de todos os tempos com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares, sendo que só o vestido de noiva usado pela atriz Stephanie Seymour custou 8 mil dólares.

Assim que foi lançada “November Rain” atingiu a 3º posição da Billboard Hot 100 a entrou no Top 10 das paradas de outros 10 países, vindo a se tornar 31º single mais vendido de todos os tempos na Alemanha, além de se tornar uma das baladas mais populares e uma das músicas mais conhecidas do Guns N’ Roses.

Bryan Adams – (Everything I Do) I Do It For You

uma canção escrita por Bryan Adams, Michael Kamen e Robert Lange, gravada pelo cantor Bryan Adams.

É o primeiro single do álbum Waking Up the Neighbours e serviu de banda sonora do filme Robin Hood: Prince of Thieves. A música ganhou um Grammy Awards na categoria “Best Song Written Specifically for a Motion Picture or Television” em 1992,tendo sido ainda nomeada nos Óscares na categoria “Best Song”.

A música ainda foi colocada no nº 16 da Billboard’s All Time Top 100. Na 7ª temporada do Sitcom Family Guy (Uma Família da Pesada), Stewie Griffin faz uma versão bastante divertida da música.. Também é a canção com maior permanencia na parada Global Track Chart, com 19 semanas de liderança.

Queen – Love of my life

Em 1970 conhece Mary Austin com quem viveria por 5 anos e foi com ela que ele assumiu ser bissexual, Freddie e Mary mantiveram uma forte amizade até o fim de sua vida: Foi inspirado nela que compôs um de seus maiores sucessos a música “Love of My Life” de acordo com uma declaração do próprio cantor, acima de tudo, era Mary o seu verdadeiro amor.

Pink Floyd – Wish You Were Here

Em 12 de setembro de 1975, era lançado o 9º álbum de estúdio do Pink Floyd, Wish You Were Here, com temas que exploravam a ausência, a música como business e, principalmente, o declínio mental do amigo e ex-integrante Syd Barrett.

Com o passar do tempo, Wish You Were Here se tornou o LP favorito dos remanescentes do grupo, figurando como número 1 nos dois lados do atlântico (permanecendo 84 semanas nas paradas de sucesso).

U2 – With or without you

With or Without You” é uma canção da banda irlandesa U2. É a terceira faixa e primeiro single do álbum The Joshua Tree, sendo lançada em 1 de março de 1987. Alcançou o topo do Billboard Hot 100 nos Estados Unidos durante três semanas. Foi também lançada nas coletâneas The Best of 1980-1990, em 1998, e U218 Singles, em 2006.

Nirvana – Come as you are

Come As You Are” é uma canção da banda grunge estadunidense Nirvana, escrita por Kurt Cobain e lançada como segundo single do segundo álbum da banda, Nevermind, em 1992. Foi a segunda canção da banda a entrar tanto no American Top 40 e no UK top 10, alcançando a posição de número 32 na Billboard Hot 100, e número nove no UK Singles Chart.

O videoclipe de “Come As You Are” foi dirigido por Kevin Kerslake, que se inspirou na arte de capa do Nevermind para fazê-lo.

Guns N’ Roses – Patience

Lançada em 1988 como um dos títulos do álbum G N’ R Lies, a música cairia nas graças do público em pouco tempo., escrita pelo guitarrista Izzy Stradlin, a faixa 5 do álbum tem 5:56 minutos de duração. Conta ainda a história da música Patience, que ela é a única que teve a participação direta dos instrumentais de todo o corpo da banda. Já o belo assovio que assola a canção, ele é toda obra de Axl Rose, inclusive, Patience, foi a música mais executada no ano de 1989. Em seu clipe há a cena clássica em que o guitarrista britânico Slash, aparece com uma cobra enrolada no pescoço.

Scorpions – Wind Of Change

O mundo passava por profundas mudanças com a queda do Muro de Berlim em 1989, e na esteira daquele processo muitos eram os países que botavam abaixo seus governos totalitários alinhados à URSS. Não somente na Alemanha Oriental (RDA), mas também na Hungria, Polônia e Romênia, apenas para citarmos os principais.

A música foi lançada no álbum Crazy World em 1990, mas não se tornou um sucesso em todo o mundo até 1991, quando liderou as paradas na Alemanha e em toda a Europa, e atingiu o número 4 nos Estados Unidos e 2 no Reino Unido. Foi regravada nos álbuns posteriores Live Bites (álbum ao vivo de 1995), Moment of Glory, que teve participação da Orquestra Filarmónica de Berlim, e no álbum de 2001, Acoustica. A banda também gravou uma versão em russo da música, sob o título Ветер перемен (Veter Peremen) e uma versão em espanhol chamada Vientos de Cambio.

 

Hotel California

A música “Hotel Califórnia” faz parte do quinto álbum da banda de rock Eagles, lancado em 1976, este álbum teve aproximadamente 16 milhões de cópias vendidas. Este foi considerado por críticos o “melhor álbum de todos os tempos”. Escrita por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey, a música conta a história de um cansado viajante que acaba ficando preso em um hotel de luxo, que inicialmente parece o lugar dos sonhos, posteriormente vira pesadelo.

A letra da música porém foi considerada obscura, muitos “viam o diabo na letra”, diversas teorias surgiram sobre o real sentido da letra, conheça as que ganharam mas adeptos. Alguns acreditam que o “Hotel Califórnia”, de que trata a música, se referia na verdade a um hospital de psiquiatria situado entre Los Angeles e Santa Bárbara chamado “Camarillo State Hospital”, que funcionou entre os anos de 1963 a 1997. O hospital era o destino de muitos artistas que sofriam de problemas mentais, tuberculose ou, em muitos casos, para desintoxicação por álcool ou drogas. Em um dos edifícios deste hospital há uma torre com o sino das missões, construído em 1930, o que deu muito crédito a esta teoria, já que a música cita a frase “eu ouvi o sino da missão”.

Rod Stewart & Amy Belle I Dont Want To Talk About It

I Don’t Want to Talk About It” é uma música composta por Danny Whitten. A banda de Whitten, Crazy Horse, a lançou em uma faixa de seu álbum Crazy Horse, em 1971.

Em 1975, Rod Stewart gravou a música no Muscle Shoals Sound Studio em Muscle Shoals, Alabama, para seu álbum Atlantic Crossing. A música tornou-se bem conhecida quando lançada em versão single. Nos Estados Unidos foi uma das cinquenta mais do Billboard Hot 100 de 1979. No Reino Unido surgiu no UK Singles Chart com um lado A duplo com The First Cut Is the Deepest em 1977, embora tenha sido controversalmente sugerido haver manipulação para manter God Save the Queen dos Sex Pistols como número um.

Rod Stewart cantou “I Don’t Want to Talk About It” em dueto com Amy Belle durante sua turnê de 2004.

 

Bon Jovi – Always

Em 1994 a banda americana Bon Jovi lançou seu sexto álbum denominado Cross Road, um dos mais vendidos e populares do mundo e que continha duas músicas inéditas, entre elas “Always”. Always significa “sempre” e foi feita originalmente para o filme ”Romeu Is Bleeding” (O Sangue de Romeu), mas como os integrantes da banda não gostaram do filme não entregaram a música aos produtores. Curiosamente a música fez o maior sucesso e transformou-se no single com o maior número de vendas da história da banda.

É difícil aceitar que uma música tão boa como Always tenha sido feita por encomenda e não pela inspiração de um coração apaixonado, pois sem dúvida essa é a música que sintetiza a história de milhões de casais mundo a fora. E para quem ainda não chorou escutando Always, um dia há de chorar… A música transmite um sentimento e uma aparência que quase pode ser tocada ao fechar os olhos e prestar atenção em cada palavra (claro que isso só acontece se você souber falar em inglês). Mas o amor fala em todas as línguas, e um sentimento não precisa ser traduzido.

a-ha – Take On Me (Official Video)

Take on Me foi a primeira música que Morten Harket ouviu Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy tocarem, e nessa época ainda chamava-se “Lesson One”. Após várias regravações e dois lançamentos fracassados, Take on Me tornou-se um hit mundial em 1985.

O primeiro lançamento da canção em 1984 vendeu somente 400 cópias, mas após ter sido retrabalhada com o produtor Alan Tarney um ano depois, a canção vendeu 1,5 milhões de cópias no mundo todo em apenas um mês.

Eventualmente estima-se que o single “Take on Me” vendeu entre 6 e 7 milhões de cópias no mundo afora; chegou a ser número um na Billboard Hot 100 dos Estados Unidos e segunda colocada na parada musical da Grã-Bretanha. As vendas da canção nos Estados Unidos foram ajudadas pelo videoclipe exibido na MTV que imitou as cenas climáticas do filme, Altered States, de Ken Russell.

Foi utilizada no vídeo uma combinação de esboço de animação conhecida como “rotoscopia” (na qual o vídeo é primeiramente filmado e depois, cada quadro é desenhado a mão para dar o efeito de desenho animado). Em 1986, o videoclipe venceu em seis categorias no MTV Video Music Awards. Também em 1986, foi indicado para o American Music Awards como Melhor Vídeo do Ano,

 

Metallica – Nothing Else Matters

Nothing Else Matters” é uma canção da banda de heavy metal Metallica. Foi lançada em 1992 como o terceiro single do quinto album, The Black Album . A música atingiu o décimo primeiro lugar no rank Billboard Mainstream Rock Tracks além de ótimas colocações em outros ranks da Europa. “Nothing Else Matters” é reconhecida com a música mais popular da banda, sempre fazendo parte do reportório das apresentações ao vivo. A musica foi regravada mais de 40 vezes nos últimos anos.

Fonte: Wikipédia/PapoIndependente

 

veja também