O município de Iramaia, localizado em uma região privilegiada, Chapada Diamantina, admirada pelos amantes do ecoturismo e o turismo de aventura, possui importante patrimônio natural já catalogados em seus domínios.
Em relação aos aspectos naturais, o município é privilegiado, pois possui uma paisagem singular, revelada pela silhueta do conjuntos de montanhas que formam a Serra do Sincorá, a riqueza hídrica dá origem às quedas d´água, que forma várias Cachoeiras e diversos balneários no Rio Una, além de sítios de pinturas rupestres, grutas, trecho de estrada real.
O município de Iramaia, na gestão atual, vem buscando implementar ações para promover o desenvolvimento do turismo em seu território. O ministério do Turismo acabou de reconhecer o potencial turístico do município e através de inclusão do município no rol de cidades turísticas do Brasil. Essa atividade ainda é inexplorada,e justamente esse detalhe faz de Iramaia a cereja do bolo no complexo da Chapada Diamantina, estabelecendo um novo circuito de desenvolvimento econômico pelo ecoturismo.
Suas trilhas exuberantes e de paisagens perfeitas, estão intactas e preservadas para desenvolver um turismo ecológico sustentável. São serras, rios e vegetação abundante de encher os olhos de quem busca o contato íntimo com a natureza.
A região de Iramaia vai promover uma nova rota pelo Sudeste da Chapada Diamantina, proporcionando novas e diversificadas trilhas de turismo de aventura com magnifico roteiro para trekking no Vale da Raposa, são quase 50 cachoeiras e trilhas de nível fácil, médio e extremo para perfis diferentes de turistas que abrangem, desde famílias tradicionais e vai até os aventureiros mais radicais que praticam montanhismo, trekking, voo livre e outros esportes em uma extensão de 30 km de raio, possibilitando assim, comodidade, conforto e muita beleza em um dos lugares considerados pelos turistas nacionais e internacionais, como o mais belo de toda Chapada Diamantina.
Além da Serra da Raposa, o município de Iramaia conta com rotas históricas em seu povoado do Jiqui, a pequena comunidade conserva suas tradições culturais, casarões antigos e a velha estação de trem. O cenário retrata a vida em pequenas e tranquilas cidades do interior da Caatinga nordestinas que mantem as características e seu patrimônio ainda preservados.
Outra rota, pode ser realizado no Assentamento Boa Sorte e Dandara em Iramaia, a propriedade desapropriada pelo INCRA em uma área de 19 mil hectares, oferece uma diversidade de paisagens naturais intocadas, que cortam toda extensão da propriedade com córregos, rios e corredeiras perfeitas para a prática de esportes e banho.
A vegetação exuberante é composta de bromélias, sempre-vivas, cactos e orquídeas que acompanham toda a extensão das trilhas. A região é composta de uma flora riquíssima, caracterizada pela transição de biomas entre as áreas de cerrado, caatinga, mata atlântica e campos rupestres.
Entre um passo e outro, pausa para apreciar a sinfonia orquestrada pela queda da água e a cantoria de diferentes pássaros, nessa rota destacam-se a Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Rochedo, Dandara, Prainha, Encontro da Águas do Rio Una com o Santo Antônio, Gruta do Salitre, Limpa Anzol entre outras atividades incríveis. O município de Iramaia é uma riqueza natural espetacular dentro da Chapada Diamantina.
Venha subir, descer, escalar, explorar, caminhar, correr, pedalar, nadar, relaxar em lugares de natureza preservada e encantadora. Caminha-se sobre areia, terra e pedras, muitas e variadas.Uma jeito criativo de mergulhar em novas trilhas e trajetos com guias que estão sendo capacitados pela Prefeitura de Iramaia para possibilitar mais segurança. conforto e tranquilidade aos turista do Brasil e do Mundo.