Toyota lança seu mais esperado SUV, o Corolla Cross

O Toyota Corolla Cross chega ao mercado nacional como a principal aposta da montadora japonesa no Brasil. O SUV médio trás trunfos como a valorização da marca, assim como a hibridização flexível. Ele parte de R$ 139.990 e as vendas começam no dia 25 de março.

Inspirado no irmão sedã, o SUV vem para o Brasil com um layout expressivo e volumoso, passando a imagem de conforto ao rodar e robustez, além da óbvia sensação de segurança. Por fora, tudo novo. Por dentro, um velho (nem tanto, ok!) conhecido.

FOTO MUNDO DO AUTOMÓVEL

O habitáculo vem com o mesmo painel do Corolla, porém, não se atendo aos mínimos detalhes, um importante diferencial é que não há freio de estacionamento manual como no sedã. Em seu lugar, um pedal no melhor estilo Prius.

Disponível nas versões XR, XRE, XRV e XRX (te lembra outra japonesa?), o Toyota Corolla Cross tem as duas primeiras com motorização Dynamic Force 2.0 de dupla injeção, que entrega 169 cavalos na gasolina e 177 cavalos com etanol, ambos a 6.600 rpm. O torque é de 21,4 kgfm a 4.400 rpm nos dois combustíveis.

Assim como no Corolla, o Toyota Corolla Cross tem transmissão Direct Shift CVT com 10 velocidades, sendo a primeira feita por engrenagem, além de tração dianteira.

Nas versões XRV e XRX, o crossover fabricado em Sorocaba, aparece com motorização híbrida flex, com motor 1.8 Dual VVT-i de até 101 cavalos a 5.200 rpm e 14,5 kgfm a 3.600 rpm, além do elétrico duplo de 72 cavalos e 16,6 kgfm, integrado à caixa transaxle de relações infinitas. O modelo traz ainda os modos Normal, ECO, Power e EV nessa versão.

FOTO MUNDO DO AUTOMÓVEL

Com 4,460 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,620 m de altura e 2,640 m de entre-eixos, o Toyota Corolla Cross chega com porte um pouco maior que o Compass e com 440 litros no porta-malas.

Mas, se o bagageiro lhe parece espaçoso, não dirá o mesmo dos tanques. No Hybrid, apenas 36 litros, enquanto o 2.0 tem somente 47 litros. Sim, são menores que os do sedã, que tem respectivamente 43 e 50 litros.

Aliás, comparando com o Corolla, o novo carro da Toyota tem suspensão traseira por eixo de torção, que a marca explica ser mais robusta e ocupar menos espaço da carroceria. Pesando de 1.400 a 1.450 kg, dependendo da versão, o Corolla Cross não teve dados de desempenho divulgados, mas o consumo sim.

O utilitário esportivo da Toyota faz em sua versão Hybrid faz “13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade”.

Bem equipado, o Toyota Corolla Cross tem quatro versões com bom nível de conteúdo:

Corolla Cross XR 2.0 CVT – R$ 139.990 – De série com sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bancos em tecido, painel em Black Piano, cluster analógico, barras no teto, spoiler traseiro, ar condicionado automático, banco traseiro bipartido, direção elétrica, 3 USB (2 traseiros), saída de ar no banco traseiro, trio elétrico com rebatimento dos retrovisores de forma automática, luzes diurnas, câmera de ré, multimídia com Android Auto e CarPlay, faróis de neblina em LED, rodas de liga leev aro 17 polegadas, pneus 215/60 R17, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, alarme, alerta de oscilação, Isofix, seis alto-falantes e antena barbatana.

Corolla Cross XRE 2.0 CVT – R$ 149.990 – Itens acima, mais bancos em couro preto, banco traseiro com apoio de braço dotado de porta-copos, chave presencial com botão de partida, rodas aro 18 polegadas com pneus 225/50 R18,  controle de cruzeiro, retrovisor eletrocrômico, faróis de LED, lanternas em LED, volante com paddle shift (exclusivo dessa versão), guias na câmara de ré e sensor de chuva.

Corolla Cross XRV 1.8 Hybrid – R$ 172.990 – Itens acima, mais grades em cinza, prata e detalhes cromados no exterior, controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, faróis full LED, sensor de estacionamento dianteiro, sistema pré-colisão, alerta de tráfego traseiro e alerta de manutenção de faixa.

Corolla Cross XRX 1.8 Hybrid – R$ 179.990 – Itens acima, mais bancos em couro bege, cluster com tela TFT de 7 polegadas, ar condicionado dual zone, banco do motorista com ajustes elétricos, rodas escurecidas e teto solar elétrico.

O Toyota Corolla Cross vem nas cores Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova cor Azul Netuno.

FOTO MUNDO DO AUTOMÓVEL

Para entrar no mercado, o modelo chega com uma edição de lançamento chamada Special Edition por R$ 183.980, baseada na XRX, mas com alguns diferenciais, como carregador por indução para celular, estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas, por exemplo. É limitada a 1.200 unidades.

Via Notícias Automotivas

veja também