A construção do Ciberespaço

Pensar em educação como um processo contínuo e aberto de possibilidades e experiências é muito estimulante, as ferramentas para esse processo ser consolidado diariamente também vão evoluindo em grande velocidade. As novas tecnologias de educar estão aí, cada dia contamos com uma imensa gama de informações, novas plataformas, inovadoras redes sociais de compartilhamentos e experiências.

A construção do Ciberespaço

A possibilidade de contribuir para construção desse ciberespaço é o ponto mais importante, um novo alicerce vem mudando e aprimorando o conhecimento. Segundo Lévy, é nesse espaço que todas as mensagens torna-se interativas, ganham uma plasticidade e têm uma possibilidade de  metamorfose imediata. Cada pessoa pode se tornar uma emissora, autora, o que não é o caso de mídia de massa como a imprensa e a televisão. Confira o documentário As formas do Saber de Pierre Lévy.

A revolução é justamente a possibilidade de construir o conhecimento da base para o topo, segundo Milton Santos, a possibilidade de utilizar ferramentas tecnológicas e de comunicação vão transformar o mundo, é libertador a possibilidade de compartilhamento de seu mundo, do seu cotidiano, de suas dificuldades, questionamentos e indignação. Pela primeira vez, o singular pode ser valorizado, destacado, pensado e compartilhado com o mundo. Essa nova cultura, possibilitou que esse mundo obscuro, escondido em muros, invisível e calado ganhasse cores, formas, som, imagens e interatividade. Podemos produzir conhecimento com nossa própria experiência de vida. 

Nesse novo contexto, a EaD vem sendo inserida, uma plataforma como You Tube, já é um espaço de construção de conhecimentos, produção e divulgação de experiências. Estamos agora empenhados em aprimorar e selecionar o que é libertador e diferenciar das ações que também são desenvolvidas  para escravizar, dominar, padronizar! O espaço de educação à distância se configura como um processo ativo e permanente, que exige adaptações e muita disciplina, esse conhecimento é aprimorado todos dias, a interatividade ajuda na construção de conhecimentos e reflexões individuais e coletivas, o ciberespaço ativamente produzido é dinâmico, sem controle e com possibilidades infinitas, a produção de conhecimentos e experiências individuais vão mudando a forma de conhecer e reconhecer esse Novo Mundo

Por Roberto Carlomagnum

Conteúdo Original Carlomagnum.

veja também