Vejam os principais lançamentos do Salão do Automóvel 2018 – Parte I

Desde a sua concepção, os carros são paixões arrebatadoras, objetos de desejo e companheiros que nos movem e nos conectam na realização de muitos sonhos. Em sua 30ª edição, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo inspira a conexão das pessoas com suas grandes paixões, movendo-as em direção ao ápice de suas experiências. Novas, únicas, ousadas e clássicas. Um espetáculo em entretenimento além da exposição. Nessa edição, o evento já confirmou 30 marcas, o Salão do Automóvel 2018 terá algumas ausências que serão bem sentidas, sendo elas Jaguar, Land Rover, Volvo, Peugeot, Citroën e JAC Motors.

foto: car blog
Salão do Automóvel 2016

No salão deste ano, que acontece ao público de 8 a 18 de novembro, os fabricantes e importadores presentes mostrarão muitas novidades e pelo menos 50 lançamentos são esperados, embora muitos não estejam confirmados. Assim, acompanhe abaixo estas novidades por marca:

Audi

A Audi confirmou todos abaixo para o evento, mas apenas A6 e Q8 estão garantidos para chegar em 2019.

  • Audi A6

Depois de estrear publicamente para o público europeu no Salão de Genebra, a nova geração do Audi A6 aparecerá para os clientes sul-americanos na edição deste ano do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Completamente reformulado, o sedã será um dos principais destaques da marca no evento e contará com a companhia dos primos A7 e A8. As vendas já estão confirmadas para o primeiro semestre do ano que vem. 

O A6 de nova geração traz como destaque o sistema de propulsão híbrido leve de 48V (4 vezes maior que de um carro normal). O modelo é capaz de rodar na cidade apenas no modo elétrico e desligar o motor em algumas situações de velocidade de cruzeiro, de 55 a 160 km/h. Ainda no campo tecnológico, o sedã traz no interior 3 telas para controlar as mais variadas funções do carro, incluindo comandos do painel de instrumentos e central multimídia. 

 

  • Audi A7

Após aproximadamente um ano desde a estreia oficial na Europa, a nova geração do Audi A7 finalmente caminha rumo ao lançamento no Brasil. Com apresentação pública confirmada para o Salão do Automóvel de São Paulo, nas próximas semanas, o modelo chegará às concessionárias no primeiro semestre do ano que vem, com início de vendas quase simultâneo em relação ao irmão A6.

As versões que serão lançadas por aqui ainda não foram reveladas, mas, de antemão, a Audi divulgou a oferta dos seguintes itens de série: rodas de 20 polegadas, revestimentos de couro Valcona, bancos esportivos, lane assistside assist, controle de cruzeiro adaptativo, pacote de luzes ambiente e de contorno, câmera 360o, sistema de som Bang & Olufsen e kit esportivo S line, entre outros. O sistema de entretenimento MMI Navigation deverá transmitir dados em alta velocidade e incluirá um hotspot de wi-fi integrado.

  • Audi A8

A montadora alemã de carros premium Audi apresenta a quarta geração do seu modelo topo de linha Audi A8, com uma nova linguagem de design, um inovador conceito de operação de tela sensível ao toque e uma unidade motriz eletrizada. O Audi A8 também é o primeiro veículo de produção no mundo a ter sido desenvolvido para a condução altamente automatizada. A partir de 2018, a Audi irá gradualmente introduzir funções de condução autônoma, como estacionamento autônomo, estacionamento autônomo em garagens e condução autônoma em congestionamento. O vídeo a seguir mostra os detalhes.

 

  • Audi Q8

A linha de SUVs da Audi acaba de ficar maior… literalmente. É que a montadora revelou o grandalhão Audi Q8, que ocupa o topo da gama de utilitários esportivos da empresa. O modelo começará a ser vendido no Europa no final desse ano e poderá ser visto no Brasil já durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Apesar de ser o último SUV na linha Q da Audi, o Q8 é menor e mais baixo do que o atual Audi Q7. Ele mede 4,99 metros, tem 2 metros de largura e 1,71 metro de altura. Só de entre-eixos são quase 3 metros! É só na largura que ele ultrapassa o irmão “menor”.

Para compensar os quase 5 metros de comprimento, ele pode ser equipado com uma terceira fileira de bancos. Para transportar cargas maiores, os bancos podem ser rebatidos e levar o espaço de carga para 1.755 litros. Com as duas fileiras de bancos no lugar, o porta-malas leva até 605 litros. Já as rodas são de nada menos que 22 polegadas.

BMW

A BMW confirmou apenas o i8 Roadster, sendo que Série 8 e Z4 são também esperados. A nova Série 3 pode ser surpresa.

  • i8 Roadster

O futuro está a ganhar forma através do primeiro BMW i8 Roadster. Inspirador, fascinante e pronto para reinterpretar a liberdade. Para um prazer de conduzir incondicional, até onde a estrada o levar. Logo ao primeiro olhar, o design icónico eleva de imediato os níveis de adrenalina. O conta-rotações dispara com a mesma rapidez: o inovador motor híbrido plug-in debita uma potência de 374 cv e um binário de 570 Nm, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,6 segundos. A forma mais rápida de experimentar uma nova forma de liberdade.

  • Série 3 (nova geração)

O novo BMW Série 3 — geração G20 — deverá ser conhecido ainda este ano, com uma apresentação pública inicial prevista no próximo Salão de Paris, no início de outubro, antes de iniciar a sua comercialização em 2019.

Durante décadas a referência incontornável do seu segmento, sobretudo no capitulo dinâmico, a nova geração “aterrará” num contexto particularmente mais desafiante. O atual Série 3 — geração F30 — viu chegar novas gerações dos arquirrivais Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C, que elevaram o nível no que toca a qualidade, apresentação e conteúdos tecnológicos.

Mesmo no capítulo dinâmico, um dos bastiões do Série 3, nunca se viu tão ameaçado, com a chegada de novos e capazes concorrentes como o Jaguar XE e, mais recentemente, o Alfa Romeo Giulia. Não nos podemos esquecer, igualmente, pelas rápidas mudanças que a indústria está a passar, obrigando a repensar abordagens para lidar com os “temas quentes” — normas de emissões, conetividade e condução autónoma.

  • Série 8

A última geração do BMW Série 8 saiu de linha em 1999 sem deixar sucessores. Até agora. Depois de praticamente vinte anos de ausência, o cupê retorna ao portfólio da marca para matar a saudade de quem estava com saudade. O novo Série 8 começa a ser vendido na Europa, em novembro. No Brasil, sua chegada será só no ano que vem, mas os preço pode superar os R$ 800 mil. O veículo é construído sobre a plataforma CLAR, aquela mesma que dá vida ao Série 5e ao Série 7.

  • Z4

O novo BMW Z4 foi revelado no tradicional Concurso de Elegância de Pebble Beach, nos EUA. Entretanto, detalhes, versões e motores só serão divulgados no mês de setembro.

Desta vez, o roadster compartilhará sua plataforma com a nova geração do Toyota Supra. O modelo japonês terá carroceria e mecânica diferentes e será vendido apenas na carroceria cupê.

Chery

A marca chinesa – agora sob controle da CAOA no Brasil, já confirmou o trio abaixo, que será fabricado no país.

  • Arrizo 5

O Chery Arrizo 5 tem sua primeira aparição oficial divulgada no Brasil. O sedã médio da marca chinesa está sendo anunciado nas redes sociais como o próximo lançamento da empresa, aqui controlada pela CAOA, trazendo motor turbo. Como se sabe, a montadora deverá produzir o modelo em Jacareí-SP e o produto será exibido ao público no Salão do Automóvel, em novembro.

O Arrizo 5 será um dos dois lançamentos que a Chery deve fazer no país ainda em 2018, sendo que é esperado o anúncio do Tiggo 4 para logo depois. Na chamada da Caoa Chery, o sedã obviamente já é confirmado com o motor 1.5 Turbo, que equipa uma das versões do produto na China.

  • Tiggo 4

O CAOA Chery Tiggo 4 tem desenho agradável aos olhos e será de fato o primeiro SUV da nova era do marca chinesa no Brasil. O SUV tem a frente paralela ao chão e os faróis grandes se destacam na dianteira. A logo da marca fica numa barra que faz jogo com os faróis principais. Os faróis auxiliares ficam destacados nas extremidades do para-choque e são contornados por uma barra cinza que une conjunto.

  • Tiggo 7

Aqui, você vai conhecer um pouco do Chery Tiggo 7, que chegará para disputar no andar de cima, com SUVs de porte médio. Ele tem 4,50 m de comprimento, entre-eixos de 2,67 m e comporta 414 litros no porta-malas com os bancos traseiros em posição normal. Como o Chery Tiggo 4 das páginas anteriores, o 7 foi avaliado brevemente nas dependências da Chery, na China, em uma pista plana, com excelente asfalto e composta por uma reta de cerca de 1 km e uma pista circular. 

Como o 4, o Tiggo 7 será fabricado em Anápolis (GO). mesma base Lançado em 2016, o Chery Tiggo 7 foi o primeiro Chery montado sobre a base modular TX1, construída em colaboração com a Jaguar-Land Rover, associada da Chery na China (os modelos da marca anglo-indiana para o mercado chinês são montados na fábrica da Chery, em Wuhu). Criada para comportar todo tipo de carroceria com entre-eixos entre 2,56 e 2,80 m, a TX1 será a base para o Tiggo 9, uma minivan e um modelo elétrico. É a mesma base do Chery Tiggo 4.

Chevrolet

A GM faz mistério, mas espera-se pelo aguardado anúncio oficial da chegada do Bolt para 2019 e a atualização do Camaro.

  • Bolt

Carros elétricos ainda soam como veículos experimentais no Brasil. De fato, os poucos que existem ou pertencem aos próprios fabricantes ou foram comprados por empresas para testes. Mas a Chevrolet está empenhada em mostrar que os carros elétricos já são uma realidade.

Em entrevista com jornalistas brasileiros no Salão de Detroit, o presidente da GM Mercosul, Carlos Zarlenga, confirmou o interesse de vender o elétrico Bolt EV no Brasil – o que deverá acontecer já em 2019.

  • Camaro

Apresentado para o púbico da América do Norte em abril, o renovado Chevrolet Camaro 2019 não vai demorar para também se tornar conhecido do consumidor brasileiro. Em anúncio divulgado nesta terça-feira (16), a marca confirmou a presença do modelo no Salão do Automóvel de São Paulo e adiantou que o esportivo terá lugar de destaque no estande. Uma data específica para o início das vendas não foi revelada, mas é questão de tempo.

Ferrari

Da linha 488, a Ferrari confirmou o trio abaixo, sendo a chegada programada para 2019, exceto a Pista. Os outros dois já estão presentes no Brasil.

  • 488 GTB

  • 488 Spider

  • 488 Pista

  • Portofino

  • GTC4Lusso T

veja também