Mestre das Violas

A hIstória de Seu Guilugue

As tradições e a riqueza do conhecimento popular em Maracás é muito vasto, porém pouco conhecida. A descoberta de novos talentos no município são constantes e também inusitados. Nessa caminhada em busca de novos personagens e curiosas histórias, a Carlomagnum encontrou em uma pequena fazenda na zona rural do município, entre as comunidades de Mundo Novo e Água Verde, o Senhor Rudofino que é popularmente conhecido como Guilugue de 86 anos.

Mestre das Violas

A descoberta desse simpático senhor apresenta um elemento histórico marcante, Seu Guilugue talvez seja o mais antigo artesão de Violas dessa região. Sua atividade artesã, segundo suas recordações, começaram quando ele tinha a idade de 08 anos e percebeu uma curiosidade em como projetar e fabricar sua viola.

Na época sua família não teria condições em adquirir uma viola convencional, mas o sonho de Guilugue era maior que qualquer dificuldade, no terreiro de sua pequena fazenda, ele começou a buscar a matéria prima necessária para realizar seu grande sonho de infância, montar artesanalmente sua viola caipira. Inicialmente as dificuldades foram grandes, pois não tinha ferramentas apropriadas, mas apesar das limitações técnicas, ele projetou e montou sua viola bem rústica, mas que tinha uma sonoridade peculiar.

Mestre das Violas

Na busca de um som perfeito, ao decorrer do tempo, o jovem artesão foi aprimorando seus conhecimentos e principalmente suas técnicas para desenvolver o Som de Viola mais perfeito do mundo. Passados quase 80 anos, no seu pequeno atelier construído ao lado de sua casa, Seu Guilugue ganhou notoriedade, sua técnica de construção instrumental da viola é único, a sonoridade desse pequeno instrumento artesanal ganhou fama e fez o rastro das estradas que levam a sua fábrica de violas serem marcadas pelos pés de grandes violeiros que buscam o som perfeito das violas do mestre artesão.

Mestre das Violas

A rotina do trabalho começa bem cedo em uma lugar de paisagem exuberante, as habilidade para fabricar instrumentos ainda na infância, permaneceram até hoje e mostra que apesar da idade bastante avançada, Seu Guilugue ainda transborda vitalidade e alegria em fabricar o instrumento mais importante do sertão, a viola caipira.

Mestre das Violas

veja também